Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253803
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: A pratica docente no ensino superior particular noturno : um estudo de caso
Author: Cardoso, Sonia Maria Vicente
Advisor: Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa busca caracterizar a prática educativa no mesmo superior particular noturno. Toma como referencial o resultado de questionários, observações e entrevistas aplicados aos professores e alunos dos vários cursos oferecidos pela Instituição privilegiada. Detecta que o ensino se faz de forma desvinculada da realidade, porquanto toma como referência o aluno dissociado do trabalho para quem são elaborados os planos e definidos conteúdos. No confronto entre o ensino e o aluno idealizados e a realidade concreta do ensino superior particular noturno, o professor, enquanto trabalhador que ensina a outro trabalhador, coloca-se numa posição ambígua, ora identificando-se, ora afastando-se do aluno. Dessa ambivalência emergem elementos que se contrapõem às justificações ideológicas que lhe apontam o esforço individual como elemento suficiente para o sucesso escolar. Esses elementos são pólos possíveis para a consciência da necessidade de transformação da escola no interesse do trabalhador-aluno, sobretudo se tematizado o trabalho na apreensão dos conteúdos escolares

Abstract: This research tries to characterize the education practice of the secondary private evening tuition. It takes as reference the result of questionnaires, observations and interviews with teachers and students of several courses offered by the institution in question. It detects that tuition is carried out detached from reality, because it takes as reference students disconnected from the work to whom the plans and contents are defined. Bringing face to face the idealized tuition and student and the concrete reality of secondary private evening school, the teacher, as a worker the teaches to other worker, assumes an ambiguous position, sometimes identified with the student, sometimes apart from him. From this ambivalence elements emerge which are contrary to the ideological justifications which a from that individual effort is a sufficient condition for success at school. These elements are possible poles to bring to conscience the necessity in school of a transfonnation in the worker-student' s interest, especially if the work of apprehension of school contents is taken into account
Subject: Ensino superior
Escolas noturnas
Ideologia e educação
Professores universitários
Trabalhadores-estudantes
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CARDOSO, Sonia Maria Vicente. A pratica docente no ensino superior particular noturno: um estudo de caso. 1994. [279]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, [SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253803>. Acesso em: 19 jul. 2018.
Date Issue: 1994
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cardoso_SoniaMariaVicente_D.pdf13.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.