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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A constituição social do brincar : modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico
Author: Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da
Advisor: Góes, Maria Cecilia Rafael de, 1946-
Abstract: Resumo: Esta dissertação tem como tema central de interesse a teoria do jogo proposta por L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev e D. B. Elkonin. Apóia-se, para o estudo da atividade lúdica, nos conceitos de mediação social e pedagógica e em um estudo de campo, realizado com uma turma de pré-primário da Rede Municipal de Campinas, em 1992. o objetivo deste estudo de campo centrou-se em analisar as condições histórico-cultural_, organizadas no contexto educacional observado, particularmente com intuito de estabelecer relações destas condições com o que a teoria aponta como dec1ínio do jogo de papéis e desenvolvimento do jogo de regras. Neste trabalho, destacou-se mais especificamente o papel assumido pela professora nas situações em que as crianças estavam envolvidas em atividades lúdicas das duas modalidades. O material empírico constitui-se por vídeo-gravações de episódios interativos, que foram transcritos e analisados qualitativamente, focalizando as formas como se organizaram o jogo de papéis e o jogo de regras. Posteriormente, estas análises serviram como material de discussões, retomando algumas teses da teoria sócio-histórica do jogo, procurando apontar para a importância de ampliação e reformulação de alguns aspectos teóricos, necessários para a compreensão da atividade lúdica
Subject: Jogos educacionais - Aspectos psicológicos
Ludoterapia
Atividades criativas na sala de aula
Brinquedos pedagogicos
Educação pre-escolar - Aspectos psicológicos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1994
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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