Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253789
Type: TESE
Title: Filosofia da educação e realidade brasileira no pensamento pedagogico marxista
Author: Araujo, Jose Carlos Souza
Advisor: Morais, Régis de, 1940-
Moraiis, João Francisco Regis
Abstract: Resumo: Procuraremos demonstrar o quanto o pensamento pedagógico de veio marxista que se elabora no Brasil toma o seu referencial global como explicador do real, e não como hipótese de trabalho. Ou em outras palavras: a pesquisa que se faz a partir dessa visão de mundo é para comprovar o que já se sabia. O estudo toma-se uma espécie de reminiscência das categorias básicas do materialismo histórico aplicáveis a um dado setor de investigação. E suas conclusões tomam-se obviamente recorrentes. E à medida que esse discurso se toma hegemônico, toma-se hegemônica também sua associação com uma espécie de verdade única. Nesse sentido é que as conclusões são tomadas como explicadoras do real. Tal preocupação deixa se entrever nos capítulos que determinam essa análise: os capítulos primeiro e segundo localizam o quanto a perspectiva dialética pretende ser significativa para a realidade brasileira, reivindicando-lhe mais do que um lugar entre as concepções pedagógicas: o capítulo terceiro busca situar posições sobre alguns eixos ligados à realidade brasileira; e o capítulo quarto situa as classes populares como lugar epistemológico de tal teoria educacional
Subject: Educação - Brasil - Filosofia
Proletariado
Filosofia marxista - Brasil
Dialética
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1995
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Araujo_JoseCarlosSouza_D.pdf11.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.