Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253751
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Milton José de Almeidapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent270 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleO trabalho do artista plastico na instituição de ensino superior : razões e paixões do artista-professorpt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Célia Maria de Castro, 1948-pt_BR
dc.contributor.advisorAlmeida, Milton José de, 1943-2011pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.description.abstractResumo: Partindo do pressuposto de que a produção e o ensino de arte são compreendidos de forma equivocada no senso comum, o estudo procurou investigar o porquê da confusão e deturpação de sentido observadas. Além disso, pretendeu-se, também, comparar a realidade cotidiana do trabalho artistico na instituição com as interpretações e formulações teóricas a esse respeito. Entendendo que a realidade só pode ser compreendida e interpretada a partir de sua concretude, pesquisa enfocou relatos da experiência dos artistas­ professores, vivida no cotidiano do seu trabalho. Os dados foram obtidos através de entrevistas realizadas com vinte e sete artistas que atuam/atuaram como professores do fazer artistico em artes plásticas, em cursos de ensino superior. Realizadas segundo uma abordagem qualitativa, as entrevistas (não-diretivas) levantaram concepções epráticas dos artistas-professores a respeito do seu trabalho na instituição: produção e ensino de arte. A análise das entrevistas revelou a diversidade das concepções e práticas sobre o fazer e pensar arte, demonstrando ser impossível compreender uma realidade fragmentada e múltipla - a partir de modelos teóricos ou clichês do senso comum; ambos são construções ideológicas que, pretendendo-a única e homogênea, mascaram e deturpam a realidade. A pesquisa revelou, ainda, as contradições e conflitos que permeiam a atuação do artista na instituição de ensino superior, gerados no seu próprio interior bem como na realidade na qual ela se insere. Por opção teórica, o estudo não chega a conclusões definitivas, apresentando-se como uma das possíveis interpretações das relações que se estabelecem entre a sociedade e o fazer e pensar arte na instituição de ensino superiorpt
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1992pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Célia Maria de Castro. O trabalho do artista plastico na instituição de ensino superior: razões e paixões do artista-professor. 1992. 270 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253751>. Acesso em: 15 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMetodologia de Ensinopt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.date.defense1992-09-02T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-15T21:17:16Z-
dc.date.accessioned2018-07-15T21:17:16Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-15T21:17:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Almeida_CeliaMariadeCastro_D.pdf: 22125732 bytes, checksum: 6f1e85f52a87c854908c17a70e0acf6a (MD5) Previous issue date: 1992en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253751-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Almeida_CeliaMariadeCastro_D.pdf21.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.