Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253740
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Evolução de ideias e ideias de evolução : a evolução dos seres vivos na otica de aluno e professor de biologia do ensino secundario
Author: Chaves, Silvia Nogueira
Advisor: Schnetzler, Roseli Pacheco, 1946-
Abstract: Resumo: Este trabalho investiga um processo de ensino-aprendizagem de Evolução no qual concepções do professor e de seus alunos foram identificadas e analisadas. O processo foi desenvolvido em uma sala de aula de 2° ano de Biologia, de uma escola pública estadual de ensino médio da cidade de Belém (P A). As concepções de Evolução, dos 24 alunos, foram identificadas antes, durante e ao final do período de instrução através de questionários, entrevistas e resolução de exercícios. Quanto às concepções do professor, estas foram detectadas através de entrevistas e da observação e análise das seis aulas por ele ministradas. Os resultados da investigação apontam um nítido antagonismo entre as concepções prévias dos alunos e as aceitas atualmente pela Ciência. A análise do processo, ensino-aprendizagem evidenciou que ao final do período de instrução, as concepções prévias e errôneas dos estudantes, sobre Evolução, foram mantidas. Razões para tal são atribuídas ao fato da prática pedagógica do professor ser centrada no modelo transmissão-recepção, bem como à deficiências no domínio do conteúdo específico. Tais constatações sugerem a necessidade de se promover mudança conceitual nos alunos e no professor, tanto no que diz respeito ao conhecimento científico quanto no conhecimento pedagógico, a fim de que o processo de ensino-aprendizagem possa constituir uma atividade significativa para alunos e professor
Subject: Evolução - Estudo e ensino
Biologia - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino de primeiro grau
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1993
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Chaves_SilviaNogueira_M.pdf4.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.