Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253736
Type: TESE
Title: Sou professor, sim senhor! : representações, sobre o trabalho docente, tecidas na politização do espaço escolar
Author: Souza, Aparecida Neri de, 1952-
Advisor: Segnini, Liliana Rolfsen Petrilli, 1949-
Abstract: Resumo: A partir do estudo de uma escola pública estadual de ensino médio, em São Paulo, objetivou-se compreender as representações que os professores constroem acerca de seu próprio trabalho, como o vivenciam e produzem experiências significativas. Ao privilegiar as concepções de cotidiano e experiência como elementos explicativos na análise do trabalho docente, verificou-se que este não é portador, apenas, de uma única dimensão: força de trabalho, mas também da dimensão política. Analisaram-se dois movimentos que são parte de uma mesma trama - a conquista da escola e a participação nas lutas sindicais expressas nas greves que tecem as representações desses professores acerca de seu próprio trabalho. Tais movimentos politizaram o espaço escolar e construíram uma nova sociabilidade
Subject: Greves e lockouts - Professores - 1980
Professores - Formação
Escolas públicas
Política e educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1993
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Souza_AparecidaNeride_M.pdf22.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.