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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Ezequiel Theodoro da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent[138]f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleO professor construtivista : desafios de um sujeito que aprendept_BR
dc.contributor.authorArchangelo, Ana, 1965-pt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Ezequiel Theodoro da, 1948-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho teve como objetivo central refletir a respeito da experiência vivida coletivamente no espaço educativo da AP AE de Presidente Prudente - SP, de junho de 1993 a junho de 1994. A partir da necessidade de reformulação da ação pedagógica e do interesse pelo que se convencionou chamar "construtivismo", pude investigar os significados produzidos sobre este termo pelos professores que se auto-intitulam construtivistas. Nesse processo de investigação, criou-se um espaço que, mais que verificar o que se explicitava e/ou ocultava nas falas e nas práticas de sala de aula pretensamente construtivistas, construiu uma metodologia de pesquisa capaz de estabelecer uma estrutura comunicativa, promover disposições a conhecer e agir, de discutir e analisar a realidade. Ainda que assumindo a diferença de papéis e as tensões advindas do trajeto percorrido, a constituição mútua pesquisador-pesquisado construiu um campo de estudo e de reflexão sobre a própria prática, num movimento de redescoberta da importância da leitura e da teorização. Por fim, o estudo constatou que o maior desafio do professor que se pretende construtivista consiste na superação do mascaramento do não-saber, na busca de uma leitura do construtivismo realizada a partir de indagações próprias, introjetadas e significativaspt
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1995pt_BR
dc.identifier.citationARCHANGELO, Ana. O professor construtivista: desafios de um sujeito que aprende. 1995. [138]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253724>. Acesso em: 20 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMetodologia do Ensinopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.date.defense1995-04-07T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-20T03:37:02Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T03:37:02Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T03:37:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Archangelo_Ana_M.pdf: 7938042 bytes, checksum: fb5c370b0a1bcae8aa9dc62b94f1fc31 (MD5) Previous issue date: 1995en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253724-
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