Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253724
Type: TESE
Title: O professor construtivista : desafios de um sujeito que aprende
Author: Archangelo, Ana, 1965-
Advisor: Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-
Abstract: Resumo: Este trabalho teve como objetivo central refletir a respeito da experiência vivida coletivamente no espaço educativo da AP AE de Presidente Prudente - SP, de junho de 1993 a junho de 1994. A partir da necessidade de reformulação da ação pedagógica e do interesse pelo que se convencionou chamar "construtivismo", pude investigar os significados produzidos sobre este termo pelos professores que se auto-intitulam construtivistas. Nesse processo de investigação, criou-se um espaço que, mais que verificar o que se explicitava e/ou ocultava nas falas e nas práticas de sala de aula pretensamente construtivistas, construiu uma metodologia de pesquisa capaz de estabelecer uma estrutura comunicativa, promover disposições a conhecer e agir, de discutir e analisar a realidade. Ainda que assumindo a diferença de papéis e as tensões advindas do trajeto percorrido, a constituição mútua pesquisador-pesquisado construiu um campo de estudo e de reflexão sobre a própria prática, num movimento de redescoberta da importância da leitura e da teorização. Por fim, o estudo constatou que o maior desafio do professor que se pretende construtivista consiste na superação do mascaramento do não-saber, na busca de uma leitura do construtivismo realizada a partir de indagações próprias, introjetadas e significativas
Subject: Construtivismo (Educação)
Educação especial
Professores - Formação
Leitura
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1995
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Archangelo_Ana_M.pdf7.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.