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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador : Betty Antunes de Oliveirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent[242]f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleA formação do individuo e a objetivação do genero humano : (categorias iniciais de uma reflexão sobre o processo de formação do individuo numa perspectiva historico-socialpt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Newtonpt_BR
dc.contributor.advisorOliveira, Betty Antunes dept_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectHomem - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectIndividualidadept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.description.abstractResumo: O problema central desta tese é o da delimitação e análise de categorias da concepção histórico-social do ser humano que possam se constituir em categorias iniciais para a reflexão sobre a formação da individualidade humana, enquanto uma parte indispensável do processo de construção da Pedagogia Histórico Critica. Para que o educador possa compreender o individuo em sua concreticidade, precisa da mediação de abstrações, pois essa concreticidade não se apresenta ao educador enquanto decorrência imediata do fato dele estar em contato com o aluno. Além do mais, conhecer a concreticidade do individuo não se limita, para o caso da atividade educativa, ao conhecimento do que ele é, mas também ao conhecimento do que pode vir-a-ser. Esse conhecimento, por seu lado, implica num posicionamento em favor de algumas das possibilidades desse vir-a-ser e, conseqüentemente, contra outras. o vir-a-ser do individuo, enquanto sintese de inúmeras relações sociais, é um processo situado no interior de um processo maior, o do vir-a-ser histórico do ser humano enquanto um ser social. Com esse pressuposto, foram delimitadas como categorias iniciais para a reflexão sobre o processo de formação do individuo, as seguintes: objetivação e apropriação enquanto duas categorias que expressam a dinâmica do processo pelo qual o ser humano se auto-constrói ao longo da história; humanização e alienação enquanto duas categorias que expressam o caráter contraditório com que os processos de objetivação e apropriação tem se realizado no interior das relações sociais de dominação de classes sobre outras classes e de grupos sobre outros grupos; gênero humano enquanto categoria que expressa o resultado da história social humana, da história da atividade objetivadora dos seres humanos (a formação da individualidade é a formação do homem singular enquanto um ser genérico, um ser pertencente ao gênero humano); individualidade para-si, enquanto categoria que expressa, no âmbito da formação do individuo, a busca de superação do caráter espontâneo e natural com que sua individualidade resulta da "sintese das inúmeras relações sociais", rumo a uma individualidade que seja a ,sintese da relação- consciente do individuo para com as condições particulares de sua existência, mediada pela relação consciente com as objetivações do gênero humanopt
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1992pt_BR
dc.identifier.citationDUARTE, Newton. A formação do individuo e a objetivação do genero humano: (categorias iniciais de uma reflexão sobre o processo de formação do individuo numa perspectiva historico-social. 1992. [242]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253722>. Acesso em: 15 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMetodologia do Ensinopt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.date.available2018-07-16T00:19:10Z-
dc.date.accessioned2018-07-16T00:19:10Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-16T00:19:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Duarte_Newton_D.pdf: 14457144 bytes, checksum: 57e80131bda9ad72c7c1b43f9b3360b7 (MD5) Previous issue date: 1992en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253722-
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