Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253721
Type: TESE
Title: Metodologia de ensino : as ciencias como formas de pensar o mundo
Author: Nunes, Marisa Fernandes
Advisor: Noronha, Olinda Maria, 1946-
Abstract: Resumo: A proposta principal do estudo é explicitar os fundamentos para uma conceitualização das metodologias de ensino que considera seus múltiplos elementos estruturantes. Dentre eles a concepçao de ciência como processo de conhecimento socialmente construído, a especificidade das metodologias científicas e das suas respectivas metodologias de ensino. Essa especificidade se realiza no método filosófico que direciona o conjunto dos métodos especiais, como mediatização do conhecimento do mundo pelo homem. A natureza do conhecimento é a mesma nas metodologias científicas e nas metodologias de ensino; o que as diferencia é a natureza do método. Daí" a produção e a apropriação do saber estarem presentes nas metodologias de ensino de forma a superar o confronto entre conteúdo e forma. A ruptura dessa relação, originária de uma política educacional tecnicista, é explicada mediante uma abordagem histórica e epistemológica. A prática social traduzida para o âmbito escolar passa a ser um dos fundamentos para as metodologias de ensino na formação de professores
Subject: Ensino - Metodologia
Prática de ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1992
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Nunes_MarisaFernandes_D.pdf5.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.