Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253703
Type: TESE
Title: A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato
Author: Peterossi, Helena Gemignani
Advisor: Arouca, Lucila Schwantes, 1932-
Arouca, Lucila S.
Abstract: Resumo: Este estudo propõe-se a investigar a formação de professores para o ensino técnico dentro de urna problemática teórica particular a função do ensino técnico numa sociedade industrial. Nessa perspectiva o trabalho foi organizado em três momentos. No primeiro apresento as informações relativas ao contexto histórico que marcou a trajetória do ensino técnico, no Brasil, e a reconstrução a trajetória histórica da formação de seus professores e questiono as instituições que tiveram a seu encargo essa formação. No segundo momento apresento a leitura que tenho da qualificação dos professores numa realidade vivenciada e as análises dai decorrentes sobre os mitos e limites de sua formação. Questiona-se se o ato de ensinar se resume a simples transmissão do conhecimento e se o ensino técnico não comporta valores que orientam o saber técnico e sua aplicação na sociedade com implicações sociais e econômicas significativas. O terceiro momento é de encaminhamento de propostas, ou talvez mesmo de utopias, a respeito do ensino técnico e da formação de seus professores
Subject: Ensino técnico
Professores - Formação
Ciência e tecnologia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1992
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Peterossi_HelenaGemignani_D.pdf12.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.