Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253670
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Uma analise fenomenologica da percepção do ritmo na criança em movimento
Author: Nista-Piccolo, Vilma Leni, 1953-
Advisor: Moreira, Wagner Wey, 1948-
Abstract: Resumo: Este trabalho é constituído de um estudo aprofundado nas questões do ritmo. sua estrutura subdivide-se em algumas etapas: à introdução corresponde o mundo-vida da pesquisadora reunindo desde as suas experiencias vividas como pano de fundo desta reflexão até chegar em suas inquietações que geraram esta pesquisa; na primeira parte a autora apóia as suas reflexões em teorias sobre ritmo buscando conceituações explicações do trabalho com o ritmo assim como a própria construção do ritmo utilizando-se de um referencial teórico de origem. na segunda parte sao tratadas as questoes relacionadas à percepção numa abordagem fenomenológica e à percepção do ritmo é ainda neste espaço que se esclarecem os caminhos escolhidos onde a continuaçao de um pensar enfoca a opçao pela trajetória; na terceira parte é o momento em que a pesquisadora põe em suspensao todo conhecimento adquirido sobre o assunto e inicia atenta observaçao das manifestaçoes ritmicas que a criança ,apresenta em seus movimentos. seguindo os momentos de metodologia escolhida a autora analisa a percepçao do ritmo de nove crianças descrevendo os seus movimentos em atividades ritmadas. reduz as descrições à uma síntese e as interpreta numa análise ideográfica e nomotética. a elaboraçao de todas essas partes do trabalho subsidiam uma outra que é o momento onde se destacam elementos significativos correlacionados e interpretados na perspectiva da autora para compreeender como o ritmo se mostra nos movimentos das crianças
Subject: Ritmo
Fenomenologia
Psicologia fenomenológica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1993
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Nista-Piccolo_VilmaLeni_D.pdf14.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.