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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Marcia Regina Ferreira de Britopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent[309]f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleProblematização : um caminho a ser percorrido em educação matematicapt_BR
dc.contributor.authorDomite, Maria do Carmo Santos, 1948-pt_BR
dc.contributor.advisorBrito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSolução de problemas - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste trabalho é ressaltar o binômio pensar e agir. Como caminho, elegemos a problematização. Esta, derivada do binômio pen­samento e ação, busca subsidiar uma proposta em Educação Matemática cujo ideal é conferir significado a uma experiência de vida e, ao mesmo tempo, desenvolver o conhecimento matemático. A problematização baseia-se em perguntas geradoras, no aluno, em processos que levam, por meio da teorização, à modelos matemáticos. A partir do estudo da problematização, nosso trabalho orienta-se com dupla finalidade: primeiro, conduzir ao reconhecimento de que pergun­tar é fundamental para alcançar a aprendizagem e, em segundo lugar, sub­meter à crítica os métodos ativos comumente adota dos em Educação Matemática. O caminho percorrido ao longo deste trabalho permite sugerir algu­mas possibilidades no ensino de Matemática, assentando-as em princípios como o da problematização, que permitem reorientar tanto as atividades de sala de aula quanto a investigação dos processos de ensino-aprendizagem. Naturalmente este é um caminho, mas não o único, de alcançar este objeti­vopt
dc.description.abstractAbstract: The aim of this work is to highlight the binomial relationship between thinking and acting. In order to cross this road we have elected the means of problematization which is also derived from the same kind of binomial rela­tionship. Problematization, therefore, could be thought of as a way to serve as a proposal for Mathematics Education in which life experience could be given meaning in order to develop knowledge in Mathematics. Problematization, as it stands, is based on generative questions of the student, the processes which lead, through abstract knowledge, to Mathematics models. Having the process of problematization as a starting point, this work is oriented by a double purpose: Rrs~y, to guide to the recognition that ques­tion making is fundamental in order to learn and secondly, to critically discuss some of the so called OOactive methodsoo usually adopted in Mathematics Edu­cation. The path which has been traveled through this work has come to the admission that problems raised by Mathematics Education can in fact be re­oriented by taking problematization as the basic principie which allows for a redirection of both planning daily classroom activities and investigation of learning and teaching processes. This is not unique, obviously, but one possi­ble way to reach the aims previously mentioned.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1993pt_BR
dc.identifier.citationDOMITE, Maria do Carmo Santos. Problematização: um caminho a ser percorrido em educação matematica. 1993. [309]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253646>. Acesso em: 18 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplinePsicologia da Educaçãopt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.date.defense1993-09-14T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-18T21:09:47Z-
dc.date.accessioned2018-07-18T21:09:47Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-18T21:09:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Domite_MariadoCarmoSantos_D.pdf: 16939937 bytes, checksum: 8090a4c5affb1d344c973d86daddf7de (MD5) Previous issue date: 1993en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253646-
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