Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253634
Type: TESE
Title: A construção da noção de familia em crianças pre-escolares
Author: Borges, Roberta Rocha
Advisor: Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-
Abstract: Resumo: Este trabalho está baseado nos estudos de Asunción Lopez Carretero (1980). No início de 1999, foram realizadas entrevistas individuais sobre família, baseadas no método clínico, elaborado por (Piaget,1926) em dois grupos: o Grupo (P), que era composto de 20 crianças de 5/6 anos, que freqüentavam a escola meio período e o Grupo (I), que era composto de 22 crianças de 5/6 anos, que a freqüentavam em período integral. Considerando-se que uma das hipóteses deste trabalho era que: as crianças do Grupo I tinham uma noção defamília mais elementar, devido ao fato de permanecer na escola por mais tempo. E ao participarem de um trabalho de intervenção pedagógica haveria um avanço na referida noção. No fim do ano de 1999, foram aplicadas, novamente, as entrevistas individuais sobre família nos sujeitos para verificar se houve um avanço ou não da referida noção. Neste trabalho, também foram aplicadas as provas operatórias nos sujeitos dos dois grupos, no início e no final do ano de 1999, com o objetivo de verificar se existem relações entre os estágios do pensamento operatório e a psicogênese da noção de família
Subject: Piaget, Jean, 1896-1980
Família
Crianças - Desenvolvimento
Construtivismo (Educação)
Educação de crianças
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2001
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Borges_RobertaRocha_M.pdf22.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.