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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Lições das descontinuidades : fragmentos de tempos e espaços compartilhados na formação da educadora
Author: Menegaço, Rubia Cristina Cruz
Advisor: Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa está integrada ao GEPEC ¿ Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada e traz à tona o percurso de uma profissional em diferentes escolas e lugares na Secretaria Municipal de Educação de Campinas, durante treze anos. A própria experiência é tomada como objeto de pesquisa. Através da novela de formação desse profissional apresentam-se os (des)caminhos da formação de um sujeito inconcluso, fragmentado, nômade. A investigação narrativa indicia a hipótese e as categorias analisadas: os tempos vividos cortados (tempo/lugar) e as vozes inaudíveis (alteridade). A pesquisa mostra que as provisoriedades dos locais e das funções do trabalho marcam profundamente o sujeito. A construção e ruptura constantes dos vínculos criam obstáculos para a construção dos coletivos escolares e, em conseqüência, a construção histórica do próprio sujeito em seu trabalho, levando a um nomadismo e fragmentação cujos elementos acabam sendo costurados pela manutenção de convicções sobre a educação e elaboração de uma tática de escuta dos que permanecem nesses lugares de suas passagens. O trabalho contribui para a discussão das políticas públicas de designação de profissionais e para a formação dos profissionais da educação. Conclui-se que o sujeito se constitui como profissional na fragmentação dos muitos lugares de atuação, com lógicas diferentes daqueles que permanecem em seus lugares, e possui uma história que o faz único, porque construído na multiplicidade. As lições das descontinuidades perpassam por todo o trabalho
Abstrct: This dissertation, produced by a member of GEPEC (Research and Study Group in Continued Education), describes and discusses the experiences of a professional in the area of education who worked for thirteen years at various schools and other locations belonging to the Campinas Municipal Department of Education. The experiences themselves comprise the subject matter of the research. The fragmented formation of this professional shows how an itinerant and unfinished subject was produced. A narrative-type investigation indicates the hypothesis and the categories analyzed in the study, namely, splintered times and places, and inaudible voices. The research shows that frequent work in provisional situations, as well as constant changes in work-related locations and functions, deeply affected the subject. Also, the continual establishment and severance of bonds make it difficult to construct community atmospheres in schools. As a consequence, the historical construction of the subject herself in her work was also a complex and difficult process based on a nomadic and splintered professional existence. The subject defended herself by maintaining her convictions regarding education and by listening to those who had remained for longer periods at the places where she worked. The article is intended as a contribution to the discussion about public policies on the training and assignment of teachers and other professionals in the area of education. The conclusion is that this subject developed as a professional within the fragmentation of numerous workplaces based on logic that is different from that experienced by persons who remained longer at these locations. She therefore has a history that makes her unique because it was built up in an environment of multiplicity. Lessons regarding discontinuity are present throughout the dissertation
Subject: Educação permanente
Cotidiano escolar
Pesquisa - Ação em educação
Subjetividade
Narrativa (Retórica)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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