Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253573
Type: TESE
Title: Os processos inferenciais via jogo de regras na compreensão da leitura
Author: Silveira, Cristina de Andrade Ferreira
Advisor: Brenelli, Rosely Palermo, 1949-
Abstract: Resumo: O presente estudo orienta-se na perspectiva dialética do jogo de regras, no desenvolvimento de conexões lógicas. Nosso problema: há correspondência entre os diferentes níveis de compreensão de leitura de um texto, inspirados na técnica cloze e as condutas dos sujeitos no jogo ¿Descubra o Animal¿? Verificamos se a presença ou não de um sistema de relações no jogo de regras se relaciona aos diferentes níveis de compreensão de leitura e analisamos a viabilidade do jogo em fornecer indícios para diagnosticar lacunas quanto a compreensão de leitura. Foram avaliados 24 sujeitos do Ensino Fundamental I, divididos nos três níveis de compreensão de leitura: de frustração, de instrução e independente, a partir das respostas obtidas no texto . Em seguida, foram realizadas cinco partidas do jogo, uma leitura do texto com lacunas e entrevista. Os resultados foram analisados qualitativa e quantitativamente. A metodologia estatística quantificou as categorias e os procedimentos na leitura; mostrando na categoria juízos e inferências: 62,50% dos sujeitos de nível de frustração, 87,50% de instrução tentaram justificar com bas e nos dados perceptivos, 75% dos sujeitos de nívelindependente apresentaram justificativas lógicas. Quanto ao procedimento - justificativa da escolha da palavra: 87,50 % dos sujeitos de nível de frustração, 87,50% de instrução demonstraram justificativas centradas em partes do texto, 62,50% dos participantes em nível independente usaram justificativas lógicas. As medidas de posição e dispersão apontaramdiferença significativa entre os níveis. A análise dos resultados demonstraram que há uma similitude entre as condutas, dos sujeitos de nível II, no jogo e os níveis de compreensão deleitura. Esse trabalho confirma a importância do jogo de regras e também que o processo inferencial é fundamental tanto para o jogo quanto para a leitura

Abstract: The present study lies in the dialetical perspective of the game of rules concerning the development of logical connections. The issue is: is there a correspondence between the different levels of text reading comprehension, inspired by the cloze technique, and the behavior of subjects while playing the "Find the Animal" game? We verified whether the presence of a relation system in the game of rules relates to the different levels of reading comprehension, and we analyzed whether the game is capable of providing clues to diagnose gaps regarding reading comprehension. Twenty-four subjects in elementary school were analyzed, divided into three groups according to their reading comprehension skills: frustration, instruction and independent levels, based on the answers obtained from the text.Next, five rounds of the game were played, the text with gaps was read, and finally an interview was carried out. Were analised qualitatively and quantitatively the results. The statistic method measured the datas from game categories and reading procedure, proved on the judgment and inference category: 62,50% by subjects in frustation level, 87,50% in instruction level tried their justification in perceptives datas; 75% in independente level subjects showed logical justification. Regarding procedure ¿ word choice justification: 87,50 % by subjects in frustation level, 87,50% in instruction level showed justification on based from the text, 62,50% in independent level subjects used logical justification. The standing and dispersion range showed significant difference between reading comprehension levels.The analysis of the results showed there was a similarity between behavior level II during the game and reading comprehension levels. This study has come to confirm how important the game of rules is, as well as how fundamental the inference process is, both for the game and for reading purposes
Subject: Leitura
Avaliação educacional
Jogos - Regras
Aprendizagem
Cognição
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silveira_CristinadeAndradeFerreira_M.pdf740.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.