Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253560
Type: TESE
Title: Olhares nomades sobre o aprendizado na arte da modelagem matematica no "Projeto Ciencia na Escola"
Author: Damin, Maria Aparecida da Silva
Advisor: Ripper, Afira Vianna, 1936-
Abstract: Resumo: Este trabalho descreve e analisa um processo de aprendizagem da matemática por meio da metodologia da modelagem, no dia-a-dia de uma sala de aula, com os mesmos alunos, em um período de três anos. As análises são feitas do ponto de vista da filosofia, tendo suas bases nas teorizações dos filósofos Silvio Gallo, Michel Foucault, Friedrich Nietzsche e Gilles Deleuze. Nossas ações durante esta pesquisa foram centradas na apropriação de saberes com atenção especial à formação do aluno, privilegiando situações que exercitassem o desenvolvimento de atitudes de autonomia, liberdade com responsabilidade sobre o seu aprendizado e aperfeiçoamento pessoal e coletivo. O processo pedagógico foi delineado a partir de acontecimentos problematizados em um projeto de trabalho conjunto com professoras de diversas áreas, onde a convergência se deu em tomo dos assuntos estudados pelos alunos. O modelo matemático serviu como dispositivo para a conexão e trânsito entre várias áreas do saber. A escrita teve importante papel nesse processo, pois essa habilidade foi exercitada na redação de textos que expressassem seus conhecimentos sobre a matemática, outras áreas do saber, suas vontades, propostas para as atividades a serem desenvolvidas e comunicação entre os envolvidos. A partir dos textos produzidos foram analisados aspectos relevantes que evidenciam o envolvimento e a aprendizagem dos alunos. Este estudo apontou possibilidades de aprendizado do conhecimento formal contextualizado, alterando a organização do espaço/tempo da escola

Abstract: This research describes and analyses a process of mathematics learning by the modeling methodology, in the daily routine of a classroom, with the same students for a period of three years. The analysis was made by the philosophical point ofview, having its basis on theoretical assumptions by philosophers such as Silvio Gallo, Michel Foucault, Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze, among others. Our actions during this research was centered in the acquirement of knowledge with special attention devoted to the formation of the student, privileging situations which worked the development of attitudes of autonomy, &eedom with responsibility about their learning and, personal and colIective improvement. The pedagogical process was designed ITom problem happenings, in a research project together with teachers of diverse areas, where the convergence was made around subjects studied by the students. The mathematical model was used as a device to the connection and traflic among severallearning areas. The writing had an important role in this process, for this ability was assigned on the text writing, which could express their knowledge about mathematics, other knowledge areas, their wishes, proposal to the activities to be developed, and communication among the participants. Relevant aspects were analyzed ITom the student's texts which gave evidence of their involvement and learning. This study shows possibilities of studying contextualized formal knowledge, and modifying the organization ofthe school related to space and time
Subject: Deleuze, Gilles, 1925-1995
Gallo, Sílvio, 1963-
Educação
Modelagem
Matemática
Filosofia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Damin_MariaAparecidadaSilva_M.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.