Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253557
Type: TESE
Title: Escola e acontecimentos : desdobramentos professora-pesquisadora-material didatico
Author: Pitolli, Alexandra Marselha Siqueira
Advisor: Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de, 1968-
Abstract: Resumo: Esta dissertação de mestrado mantém uma forte relação com as discussões e teorizações do campo educacional sobre formação de professores e currículo. Sua organização metodológica inicial - pesquisa-ação - apoiou-se na formação de um grupo de professores de uma escola pública, partindo de movimentos de reflexão sobre as práticas pedagógicas e de utilização de um material didático sobre resíduos sólidos (lixo). O convívio intensivo por mais de um ano no cotidiano da escola com professores, alunos, atividades, rotinas, festas e surpresas foi desestruturante. A captura que a escola fez comigo e o transbordamento metodológico para a etnografia produziram o diferir que se expressa na dissertação em uma escrita como experimentação. O foco da pesquisa recaiu nos efeitos da construção metodológica, que desdobra e produz a hifenação: professora-pesquisadora-material didático. As idéias, conceitos e teorizações de Gilles Deleuze permitiram pensar esse processo como acontecimento, perpassado pelo desejo. Ainda há sim um imenso desejo de uma escola viva, um caos que pode viver bem. Os efeitos de uma pesquisa por assim dizer ¿gozosa¿ me permitem ver a disciplina como um retorno produtivo ¿ a disciplina como diferença ¿ e a experiência como uma forma de controle

Abstract: This master¿s paper keep a strong relation with discussions and theories related to the educational field of teachers formation and curriculum. The initial methodological organization ¿ research-action ¿ was supported by the formation of a group of teachers from a public school, beginning with reflection movements about pedagogical practices and the use of didactic material about solid waste (trash). The intensive contact for over a year with the school¿s routine of teachers, students, activities, parties and surprises was overwhelming. I was captivated by the school and the methodological overflow to ethnography, yielded the difference expressed in the essay in an experimental writing. The research was focused on the effects of the methodological building, which unfolds and produces the hyphening: teacher-researcher-didactic material. The ideas, concepts and theories by Gilles Deleuze, led one to think of this process as a happening along with a desire. Indeed, there is still a great desire for a lively school, a positive chaos. The effects of a so to speak ¿enjoyable¿ research permitted me to see the discipline as a productive feedback ¿ a discipline with a difference ¿ and the experience as a kind of control
Subject: Escolas
Professores - Formação
Material didático
Etnologia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pitolli_AlexandraMarselhaSiqueira_M.pdf2.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.