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Type: TESE
Title: Modos de participação e apropriação de praticas sociais : um estudo sobre o uso de novas tecnologias por crianças e adolescentes com deficiencia visual
Author: Domingues, Celma dos Anjos
Advisor: Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Abstract: Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo das relações de ensinoaprendizagem num ambiente de uso de computadores com tecnologia de síntese de voz por crianças e adolescentes com deficiência visual. O foco do trabalho está na análise de situações envolvendo as relações entre professor, alunos e o instrumento computador, buscando discutir os modos de participação nas aulas (movimentos de cooperação, recusa, engajamento) e as relações com o conhecimento propiciadas pelo uso do computador. Neste último aspecto, é propósito do estudo analisar as possibilidades e os limites do uso deste instrumento, levando em conta as especificidades relacionadas ao uso de computadores como recurso para o ensino de crianças com deficiência visual. Devido à escassez de recursos tais como materiais e livros transcritos para o Braille, o computador tem se mostrado um importante aliado no que diz respeito ao acesso mais facilitado a textos e informações que dependeriam de um trabalho que nem sempre está disponível com a rapidez desejada. No entanto, este trabalho pretende também problematizar os modos como este instrumento acaba sendo utilizado, tendo em vista que nos processos de ensino estão envolvidas concepções sobre aprendizagem, sobre ensino e sobre a própria questão da cegueira e das relações que um professor vidente estabelece com estes alunos. Entendendo o desenvolvimento como um processo de apropriação e elaboraçãode cultura que se efetua nas relações sociais, algumas questões se colocam sobre as relações entre a mediação técnica e a semiótica, sobre autonomia, e os possíveis modos de ação e conhecimento afetados pelo uso do computador. A fundamentação teórica deste trabalho se encontra na perspectiva histórico-cultural, a qual traz interessantes discussões acerca das conseqüências sociais da cegueira e da relação entre a mediação de instrumentos técnicos e a mediação semiótica. Abordamos temas referentes aos modos de conceber a cegueira, aos recursos disponíveis, a modos de utilização destes recursos, argumentando sobre o uso do computador como instrumento técnico semiótico, e não simplesmente como um recurso didático a mais no ambiente escolar. Nesse sentido, queremos discutir como a utilização desse instrumento, inserido nas práticas sociais, torna-se constitutiva do desenvolvimento cultural da criança/adolescente, afetando os modos de operar com o conhecimento, com os outros, consigo mesmos

Abstract: The purpose of this study is to investigate the relationship of teaching and learning, in an environment where computers with speech synthesizer technology are used by visually impaired children and teenagers. The focus is on the analysis of situations involving the relationships among teachers, students and computers as instruments, discussing the ways of participating in class (postures of cooperation, refusal, and engagement) and the relationship with the knowledge allowed by the use of computers. On this aspect, the study intends to analyze the potential and the limits of usage of this instrument, considering the particularities related to the use of computers as an educational resource for children with visual impairment. Due to the scarcity of resources such as texts, books and others written materials in Braille, computers appear to be important tools to make possible the access to texts and information that would depend on transcription work that is not always readily available. This work also intends to discuss how this instrument has been used, considering that the teaching processes involve conceptions of learning and teaching, blindness issues and the relationships that a sighted teacher establishes with students. Understanding development as a process of appropriation and elaborationof culture that happens within social interactions, some issues arise, about the relations between technical and semiotic mediation, on autonomy, and on the possible ways of acting and knowing affected by the use of computers. The theoretical assumption of this work is the historical-cultural perspective in psychology, which raises interesting discussions about the social consequences of blindness and focuses on the relation between mediation by technical instruments and semiotic mediation. We approach issues concerning the ways of conceiving blindness, the availability of resources, the ways of employing such resources, emphasizing the use of computers as technical and semiotic instruments, and not simply as another instructional tool in the school environment. In this context, we attempt to discuss how the use of this instrument, inserted in social practices, becomes constitutive of the cultural development of the child/teenager, affecting the modes of interacting with knowledge, with others and themselves
Subject: Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Cegueira
Inovações tecnológicas
Autonomia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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