Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253543
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A (des)constituição de uma professora a partir da reflexão do proprio trabalho pedagogico, ou, da provisoriedade das certezas pedagogicas...
Author: Pereira, Ivanda Alexandre
Advisor: Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Abstract: Resumo: Este trabalho tem por objeto o meu próprio trabalho nos anos de 1999 e 2000. Meu universo de pesquisa é a sala de aula, lugar em que sou a professora e sou a pesquisadora. Impõe-se para mim narrar e compreender o meu esforço em ser professora diante das precárias condições de trabalho do/no cotidiano de escolas públicas no município de Campinas. Impõe-se a mim, portanto, compreender o meu desenvolvimento a partir do contato com as crianças e a partir da reflexão que fui fazendo na condição de pesquisadora. As reflexões que possibilitaram compreender meu desenvolvimento, se configuraram com outras vozes que se ancoraram nos pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e suas implicações metodológicas de pesquisa. Em interlocução com Vigotsky, Bakhtin e outros pesquisadores, discuto uma concepção de homem/mulher e de ser professora como ser que significa e se constitui em condições sociais específicas de produção

Abstract: This text has for aim the reflection about my teacher's activities during 1999 and 2000. The focus of my research is the classroom where I am the teacher and, at the same time, the researcher. The analysis that I carried out took me to describe and to understand my effort of being a teacher in the precarious conditions of daily work in public schools in the city of Campinas. Therefore, I try to understand my professional development from the contact with the pupils and the reflections that I was producting in that researcher condition. The reflections that made possible to understand my development was configured along other voices and it was based in the cultural historical perspective and its methodological implications for research. Interlocuting with Vigotsky, Bakhtin and other researchers I point out a conception of man/woman and a conception of being teacher that signifies and constitutes himself in a specific social conditions of production
Subject: Sujeito (Psicologia)
Professores - Formação
Identidade
Compreensão
Ambiente de sala de aula
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2003
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pereira_IvandaAlexandre_M.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.