Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253537
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia
Author: Pereira, Marli Amelia Lucas
Advisor: Azzi, Roberta Gurgel, 1956-
Abstract: Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar o movimento da disciplina Psicologia Educacional: Aprendizagem, no que diz respeito à estratégia de ensino utilizada para uma aproximação entre teoria e prática. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, entrevista e observaçâo participante, no primeiro semestre letivo de 1999, nos cursos de Ciências Sociais e Letras, em uma universidade pública. Para analisar os dados construiu-se uma matriz de verbalização dos alunos desses cursos, que resultou na organização de dois conjuntos temáticos: A Psicologia da Aprendizagem: contribuições para a formação docente e A Metodologia da Froblematização como inspiradora da prática docente. Os resultados obtidos na análise das verbalizações dos alunos indicam que a forma como a disciplina foi desenvolvida no decorrer do semestre - onde a problematizaçâo da prática entrou como um componente fundamental no processo de formação, através do uso de determinadas estratégias - se configura como um caminho para articular teoria e prática

Abstract: The aim of this study was to analyse the development of the discipline Educational Psychology: Learning, in the aspects concerned to strategies used in order to promote a better approach between theory and practice within teachers¿ education. Research procedures were questionnaires, interviews, and participant watching, and data was collected during the first semester of 1999, with Social Sciences and Literature students from a public university. A ¿verbalization matrix¿ was built &om this data, generating two thematic lines: ¿Psychology of Learning: contributions to teachers¿ education¿, and ¿Problem Methodology as inspiration for teachers¿ practice¿. Results indicate that students recognized in such approach a possible way to articulate theory and practice
Subject: Psicologia da aprendizagem
Licenciatura
Professores - Formação
Ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PEREIRA, Marli Amelia Lucas. A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial: o caso de uma disciplina de psicologia. 2001. 201p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253537>. Acesso em: 1 ago. 2018.
Date Issue: 2001
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pereira_MarliAmeliaLucas_M.pdf8.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.