Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253521
Type: TESE
Title: Negociações de destino : a escola publica como espaço de constitutição de jovens professores
Author: Silva, Zilda Borges da
Advisor: Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-
Abstract: Resumo: Neste trabalho interessou-me estudar como, na prática pedagógica cotidiana, os alunos e a professora, material desta pesquisa, apropriaram-se do espaço da escola mediados pelo projeto pedagógico. Recorri aos pressupostos teóricos de Bakhtin, em especial o conceito de Polifonia, e aos conceitos de usos, práticas e cotidiano de Certeau. Focalizo os sentidos que professora e alunos têm negociado na trama de relações que compartilham e que os erticula na escola. Situo essa problemática nas tensões da metrópole e de sua contraditória relação com a peiiferia. Os dados foram construidos a partir da narrafivização de episódios vividos no cotidiano da escola e de entrevistas realizadas com alunos e moradores sobre a vida na periferia e na escola

Abstract: In this work I was interested on discussing how both students and teacher live their daily pedagogical practice as well as they assume the school being mediated by the pedagogical project. I run over the theoretical assumptions held by Bakhtin, especiaily the ¿Polifonia¿ concept as well as Certeaus¿s concepts of uses and daily usages. My focus is cn the senses that both teacher and her students have negotiated, while involved by the web of relations that they share and that organize them inside the school. I situate these issues among the tensions of the metropolis and its contradictory relation with the suburbs. The figures were built from the narratives of episodes within the school, with interviews done with both students and dwellers
Subject: Professores e alunos
Intertextualidade
Cultura
Escolas públicas
Linguagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2003
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_ZildaBorgesda_M.pdf6.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.