Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253507
Type: TESE
Title: A filosofia no ensino medio : da importancia anunciada a descaracterização praticada
Author: Pechula, Marli Aparecida
Advisor: Nunes, Cesar Apareciddo, 1959-
Abstract: Reumo: Esse trabalho analisa a disciplina de Filosofia no Ensino Médio a partir da conjuntura atual. Põe em evidência uma contradição fundamental: a legislação educacional ao mesmo tempo em que afirma a sua importância na formação dos educandos, em nome da interdisciplinaridade diz não ser necessário que se constitua numa disciplina específica. Isso possibilitou que no atual momento histórico, aqui analisado, a disciplina fosse paulatinamente subtraída dos currículos das escolas públicas de Ensino Médio e, supostamente, que seus conteúdos fossem diluídos nos de outras disciplinas, o que, na prática, descaracterizou a reflexão filosófica enquanto saber radical e de conjunto. A conclusão a que se chegou é que essa disciplina não responde às necessidades imediatas que caminham rapidamente em direção à globalização e informatização, necessitando, portanto, de conhecimentos mais imediatos c pragmáticos

Abstract: This thesis analyses the Philosophy classes at high school from today¿s circumstances. Evidencing a fundamental contradiction: the educational laws at the same hand that affirms its importance at the pupils¿ education, in the name of the interdisciplinary says not to be necessary the constitution of a specific discipline. This situation has made possible that in the current historical moment, here analyzed, the discipline was little by little subtracted from de public high schools curriculum and, supposedly, that its contents were diluted into the other disciplines, something that, in practical terms, decharacterized the philosophical reflection as a radical and group knowledge. The conclusion that was met is that this discipline does not respond the immediate needs that fastly walk towards the globalization and the computerization, needing, therefore, more immediate and pragmatic knowledge
Subject: Filosofia
Ensino de primeiro grau - Currículos
Ensino de segundo grau - Currículos
Ensino - Legislação
Escolas públicas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2001
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pechula_MarliAparecida_M.pdf6.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.