Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253506
Type: TESE
Title: A formação continuada de professores : as ações do PEC em uma escola da rede publica paulista
Author: Polimeno, Maria do Carmo Abib de Moraes
Advisor: Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa, um estudo de caso etnográfico, teve como objetivo, avaliar em que medida as experiências vividas pelos professores de uma escola pública paulista, durante o PEC, resultaram em mudanças de suas práticas pedagógicas em sala de aula.Os dados foram coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas e foram entrevistados seis sujeitos, intencionalmente selecionados, tendo como critério a participação do PEC e o fato de terem continuado na escola, depois do PEC. Além das entrevistas, utilizaram-se outros instrumentos como documentos oficiais, boletins informativos, revistas. Das verbalizações dos sujeitos resultaram dados que, classificados, vieram a compor seis temas eixo e vários subconjuntos temáticos. Esses dados foram analisados segundo a metodologia da análise de conteúdo.Os dados sugerem que, na opinião dos sujeitos, o PEC contribuiu para que sua prática pedagógica que já vinha sendo construída através do processo de reflexão sobre a ação, mesmo antes do PEC, se revitalizasse, possibilitando mudanças nas suas práticas em sala de aula. O principal ponto negativo do projeto, para os professores, foi a sua descontinuidade

Abstract: The research objective, a ethnografic case study, evalueted how the expirience lived by the one SKo Paulo public scholl teachers, while PEC, changed yours pedagoy'cs practices in teaching room. The dates were colected from six teachers, purposely selected, based in semi-strutured interview. This persons take part in the PEC and remain teaching in the same scholl, after date. By the cientific content analyses methodology, the dates were rankeds and composed six principal topics and others tematics itens. The pedagopc teachers practice were construted by the reflection about accion, and the research subjects, suggests that PEC contributed in the increase theirs pedagogics skills. The teachers believes that principal PEC negative point, was his discontinuance
Subject: Professores - Formação
Educação permanente
Educação e Estado
Política e educação
Escolas públicas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2002
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Polimeno_MariadoCarmoAbibdeMoraes_M.pdf15.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.