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Type: TESE
Title: Observação do desenvolvimento do processo de aprendizagem da leitura na primeira serie da escola publica
Author: Ogliastri Maffla, Maria Del Pilar
Advisor: Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-
Abstract: Resumo: Os problemas que se apresentam no processo da aprendizagem da leitura/escrita são muitos e de índoles diversas, estando relacionados com os educadores, a escola, os pais, e as instituições de caráter social, entre os principais. Assim, surge a necessidade de analisar e questionar estes elementos e sua relação com o processo de letramento. O objetivo fundamental deste trabalho foi determinar se, no processo de alfabetização na 1ª série do 1ª grau, a escola, através da professora, leva em conta as experiências e os conhecimentos maiores das crianças. Igualmente, pretendemos verificar se a professora aproveita essas experiências com a linguagem escrita desenvolvidas pelas crianças na fase pré-escolar e quais foram os procedimentos utilizados, assim como também determinar se existiu uma relação entre pais, a instituição e os educadores para ajudar na aprendizagem da leitura e incentivar as crianças na sua formação escolar.Participaram da investigação apenas crianças de nível socio-econômico baixo, de uma escola pública da cidade Campinas, da 1ª série do 1ª grau, na faixa etária de 07 a 09 anos. Se optamos pela pesquisa etnográfica, uma das abordagens qualitativas, em busca da unidade teórica -- prática. Como resultado de nossa pesquisa, constatamos que a professora não ofereceu as crianças as condições necessárias para dar continuidade ao letramento que traziam da Pré-escola. Constatamos também que para os pais á de muita importância que seus filhos saibam ler, escrever e contar, para conseguir melhores empregos gue dos próprios pais; porém, suas atitudes revelam um limitado interesse pelo desempenho escolar dos seus filhos
Absrtact: Problems related to the reading and writing learning processes are multiple and from many sources. These problems may be related, mainly, to teachers, school environment., parents and different social institutions. Thus, it is necessary to analyze these factors and check heir relationship with the literacy process. The main purpose of this dissertation was to determine if, during literacy work in the first grade, the school, through its teacher, take into consideration the experiences and the prior knowledge brought by the children to the classroom. The study also intended to see if the teacher made use of the prior writing experiences of the children during kindergarten (pre-school) and describe the procedures used in dass work. Another objective was to verify the relationship between the institution and the parents, especially their concern for the teaming of reading and schooling in general. The subjects of this research were children of low socioeconomic level that belonged to the first grade of a public school from Campinas, State of Sao Paulo, of 7 to 9 years of age. The ethnographic method, a qualitative approach, was chosen to reach the theoretical and practical unity. As results of this investigation, it was discovered that the teacher did not offer the proper conditions for the children to continue the literacy background brought form kindergarten (pre-school). It was also discovered that parents value very highly reading, writing and arithmetic so that their children get better jobs, but parents¿ attitudes reveal a low interest of the children's academic performance
Subject: Educação de crianças
Alfabetização
Leitura
Escrita
Letramento
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1999
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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