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Type: TESE
Title: As professoras de crianças pequenininhas e o cuidar e educar : um estudo sobre as praticas educativas em um CEMEI de Campinas/SP
Author: Avila, Maria Jose Figueiredo
Advisor: Faria, Ana Lúcia Goulart de, 1951-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa é um estudo de caso sobre as práticas educativas das professoras junto às crianças pequenininhas de 0 a 3 anos num Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) da cidade de Campinas no ano 2000. O objetivo foi descrever, analisar e discutir as atividades profissionais no contexto de relações entre as monitoras de Educação Infantil e as crianças: meninos e meninas. A metodologia empregada foi a filmagem em vídeo, entrevista com uma das professoras, conversas informais, registros no diário de campo e análise dos documentos: caderneta escolar, cadernos de anotações das atividades e relatórios de avaliação das profissionais sobre seu trabalho e sobre as crianças. Enfoquei a construção da profissão docente a partir do gênero feminino, na medida em que ser mulher, mãe e professora condiciona essa forma de atuação profissional. A construção de dez episódios a partir das filmagens permitiu-me compor uma análise que revelou uma hierarquia entre professoras e monitoras, evidenciada quando estão juntas. Quando não estão juntas, cada categoria profissional foi capaz de mobilizar conhecimentos que foram aprendidos através do convívio com as diferenças, o que revelou uma ¿contaminação das práticas¿ e uma presença na ausência. Verifiquei nas concepções das professoras e monitoras diferenças sobre a forma de educar as crianças, que foram explicitadas, o que é positivo para a construção da Pedagogia da Educação Infantil. O planejamento e o registro não aconteceram de forma integrada, mas a avaliação foi feita conjuntamente pelas profissionais, o que revelou que a tríade pensar, executar e avaliar estava caminhando da intenção para a ação. As crianças foram protagonistas das suas ações, revelando através de gestos, olhares, choro, palavras e brincadeiras, o contexto educativo do qual participavam. Observei que o cuidar e o educar são indissociáveis. Quando as monitoras e as professoras atuavam juntas, tornavam-se adultos inteiros, educando crianças inteiras. O espaço físico foi entendido como um terceiro educador, revelador da pedagogia e das relações entre adultos e crianças. A bibliografia italiana permitiu construir esta pesquisa de forma múltipla, contraditória e dialética, como são as relações humanas e profissionais.

Abstract: This research is a case study about the educational practices of teachers of 0 - 3 year-old little children in a Municipal Center for Early Childhood Education (CEMEI) of the city of Campinas in the year 2000. The objective was to describe, analyze, and discuss the work of these professionals in the context of relationships between the Early Childhood Education caregivers and the children: boys and girls. The applied methodology was video filming, interview with one teacher, informal conversations, records in the field diary and school booklet, and assessment reports. I have focused on the construction of the teaching profession from a female perspective in view of the fact that being a woman, mother and teacher at the same time conditions the teaching behavior. Through ten episodes generated from the filmed videos my analysis revealed a hierarchy between teachers and caregivers that was highlighted when they worked together. When not together, each category was able to leverage the knowledge learned by living with the differences, and that revealed a ¿contamination of the practices¿ and a presence in the absence. I have assessed differences in the child education in the conceptions of the teachers and caregivers. The exposure of such differences contributes to the construction of the Early Childhood Education Pedagogy. The planning and recording activities did not take place in an integrated way. Nonetheless, since the assessment activities were conducted by both categories together it is possible to affirm that the triad think-execute-assess was moving from intention to action. The children were the protagonists of their actions, revealing through gestures, glances, cries, words, and playing the educational context of which they took part. I have observed that care and education cannot be separated. When caregivers and teachers worked together they became whole adults educating whole children. The physical environment was perceived as a third educator, a revealer of Pedagogy and adult-child relationship. The Italian bibliography allowed the construction of this research in a multiple, contradictory, and dialectal way just like the human and professional relationships are.
Subject: Educação de crianças
Professores - Formação
Creches
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2002
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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