Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253382
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Processos de significação da escrita ritmica pela criança
Author: Barbosa, Maria Flavia Silveira
Advisor: Banks-Leite, Luci, 1944-
Abstract: Resumo: omo como objeto de estudo, nesta pesquisa, os processos de construçâo de significação da escrita de ritmos. Minha tentativa é desvelar os caminhos percorridos pelas crianças ao elaborar modos particulares de escrever ritmos, a partir de certas experiências. O referencial teórico que adoto é a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, ancorando-me, sobretudo, nos estudos de Vigotski e Bakhtin, para compreender a natureza mediada e semiótica dos processos psíquicos do homem. Trago, ainda, as contribuições de autores da Educação Musical e da Semiótica para apoiar minhas reflexões.Desejei realizar esta pesquisa com crianças não-musicalizadas e, para tanto, busquei a colaboração de trinta e três crianças de uma segunda série, da rede pública de ensino. Em nossos encontros, desenvolvemos atividades que visavam, de modo especial, introduzir algumas noções que possibilitassem às crianças escrever ritmos. O material produzido em tais encontros foi analisado com o objetivo de conhecer e compreender os recursos aos quais recorreram para marcar os ritmos. Para isso, procurei traçar os diferentes momentos de elaboração, reflexão e reelaboração vivenciados nas aulas de música. Entre os recursos mais usados pelas crianças, destacaram-se: o desenho, a linguagem escrita e algumas noções matemáticas
Subject: Escrita
Ritmo
Educação de crianças
Música
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2001
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Barbosa_MariaFlaviaSilveira_M.pdf6.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.