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Type: TESE
Title: Motricidade, escrita e leitura : possiveis elos de ligação em crianças com dificuldades de aprendização?
Author: Lima, Maria do Socorro Correia
Advisor: Maher, James Patrick, 1949-2009
Abstract: Resumo: O eixo central da discussão surgiu da necessidade de dirigirmos o olhar ao cenário que compõe o espaço escolar para verificarmos, de forma interativa, as interferências que poderão ter (ou não) alguns aspectos da motricidade (dificuldades e limites) no desempenho escolar de crianças com e sem dificuldades acadêmicas na escrita e na leitura. Elegemos como fio condutor, o estudo do tipo etnográfico na forma de pesquisa exploratória e descritiva. O estudo foi conduzido no Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, escola da rede particular, localizada na cidade de Campinas, no estado de São Paulo. Para reconstruir a problemática, escolhemos uma turma composta por 26 alunos, de ambos os sexos, que cursavam a 23 série do 10 grau. Segundo critérios da professora da sala de aula, das vinte e seis crianças pertencentes à classe, seis alunos apresentavam indicadores de dificuldades acadêmicas na escrita e na leitura, duas eram consideradas "distraídas" no trato com o conhecimento e dezoito, alegadamente, não tinham dificuldades acadêmicas. Foram utilizados com recursos metodológicos os seguintes: exame motor de G.B. Soubiran (adaptação brasileira), questionário para a professora da sala de aula investigada, registro através de vídeo-gravação, observação participante, exploração de atividades acadêmicas realizadas pelos alunos com e sem dificuldades na linguagem escrita, diário de campo e observação informal das aulas de Educação Física. Em busca do elo perdido (pelo menos, nesta pesquisa) talvez devamos levar em conta que: "pode até ser que exista mesmo essa base correlacional entre a esfera motora e a esfera acadêmica que alguns autores propõem", mas... nas crianças investigadas, neste estudo, não houve indícios comprovadores de tal inter-relação. Não nos foi possível detectar um padrão linear de perfis motores, ou ainda, de bom desempenho acadêmico na linguagem escrita para comprovar os já ditos, os interditos e os veredictos propostos por visões tradicionalistas que sugerem uma (pré) sumida causalidade entre alguns aspectos do desenvolvimento motor e a apresentação de desempenho acadêmico satisfatório

Abstract: The central theme of this study emerged from our interest in verifying the relationship between motricity and academic performance of children with and without reading and writing difficulties. A descriptive-exploratory ethnografic study was conducted at a private school in Campinas, São Paulo with twenty-six (26) second grade students, of which six were classified as having academic difficulties and two as being "distracted". Methodological resources used were: a brazilian adaptation of G. B. Soubiran's Motor Exam, questionaires for the classroom teachers, video tapes, participant observations, analysis of academic activities of the students, field notes and informal observations of physical education classes. The results of this study indicate that while there may exist a correlation between the motor sphere and academic performance, as indicated by various authors, we found no such inter-relations. It was not possible to detect a linear pattern between motor profiles and academic performance with written language as suggested by the traditional literature which presumes causality between some aspects of motor development and satisfactory academic performance
Subject: Aprendizagem motora
Crianças - Linguagem
Disturbios da aprendizagem
Psicologia educacional
Escrita
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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