Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253353
Type: TESE
Title: A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica
Author: Scandiuzzi, Pedro Paulo
Advisor: Meyer, João Frederico da Costa Azevedo, 1947-
Abstract: Resumo: Este estudo visa a avaliação qualitativa dos resultados dentro do programa de etnomatemática, com base na teoria de Paulo Freire e na etnografia como método de pesquisa. Minhas observações analisaram transformações ocorridas com os índios da tribo Kuikuro, chamados de Lahatua Otomo, em mais de um século de contato com a sociedade nacional com ênfase no processo de contagem e seu ensino. O trabalho de campo foi realizado no decorrer dos cursos de formação de professores indígenas, tanto nos postos indígenas Diauarum e Pavuru, localizados no Parque Nacional do Xingu, Mato Grosso, quanto em visitas à aldeia Kuikuro. Da experiência no interior dos grupos indígenas e dos dados observados, eu concluo que é de suma importância por parte dos caraíbas (não-índios), desenvolver uma pedagogia específica, diferente daquela da cultura hegemônica e respeitando a alteridade do grupo. Naturalmente, os resultados do trabalho sugerem mudanças significativas nos livros de História da Matemática e por outro lado exigem inclusões da História da Matemática dos povos indígenas no espaço da escola formal. É importante e valiosa a continuidade da pesquisa, tanto na análise dos processos de contagem adotados por povos indígenas, como nos desenhos de artesanatos e pinturas corporais de cada etnia moradora da sociedade nacional brasileira
Subject: Educação matemática
Matemática - Aspectos antropológicos
Matemática - História
Índios - Educação
Professores - Formação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Scandiuzzi_PedroPaulo_M.pdf23.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.