Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253347
Type: TESE
Title: Gestão educacional e formação de professor
Author: Nascimento, Clara Germana de Sa Gonçalves, 1937-
Advisor: Bryan, Newton Antonio Paciulli, 1947-
Abstract: Resumo: Esta tese examina o vinculo entre a gestão dos processos escolares, a formação do professor e a sua prática educativa. Não trataremos aqui da formação em geral, ou seja, separada de suas determinações concretas, mas da formação articulada à relações sociais que se instituem num processo de trabalho específico: o processo de trabalho pedagógico: Tratase de explicar, dentro do possível como a formação e a qualificação do profissional da educação vai sendo gestada nas condições concretas em que ela se efetiva. Leva em consideração a prática educativa do professor obriga-nos a repensar não só a natureza dos saberes mobilizados na escola mas também, o papel do professor como profissional, seus princípios, conteúdos e métodos da sua formação

Abstract: This thesis discusses the relationship between the school management processes, the professor formation and bis educative skills. We will not discuss the general graduation process, but its connection with social relations that exist in a specific working process: the pedagogic work. We will explain how the educator's qualification and formation process will be shaped under the real conditions in which they happen. If we take the educator's skills for granted, this will obligate us to rediscuss not only the nmdamentals of the practical school knowledge but the educator' s role as a professional and the formation contents and methods
Subject: Professores - Formação
Prática de ensino
Escolas - Organização e administração
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Nascimento_ClaraGermanadeSaGoncalves_D.pdf7.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.