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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Erros e dificuldades no ensino da algebra : o tratamento dado por professoras de 7a.serie em aula
Author: Pinto, Renata Anastacio
Advisor: Fiorentini, Dario, 1950-
Abstract: Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar e analisar o modo como os professores tratam/enfrentam, em aula, as situações de erro ou dificuldade, suas e dos alunos, que surgem no processo de ensino/aprendizagem da álgebra elementar. A pergunta orientadora da investigação foi a seguinte: Como o professor trata/enfrenta os erros e as dificuldades que surgem em situações de aula envolvendo atividades algébricas? Para responder a pergunta acima foram observadas as aulas de duas professoras de 7a série, em escolas no município de Campinas. As aulas foram registradas em diário de campo e, algumas, audio-gravadas e transcritas. Após descrever as práticas e idéias das professoras participantes deste estudo de caso (Capítulo I), foram analisados os vários modos de tratamento dos erros (Capítulo 11) através de alguns episódios e também um episódio especial (Capítulo 111) no qual o erro foi olhado sob uma perspectiva teórica de produção de significados. Entre outros resultados, este estudo mostrou a existência de três fontes de origem dos erros nas aulas: erros dos alunos, erros da professora e erros do material didático. Mostrou também que os erros que os alunos cometem são conseqüência de uma prática escolar que privilegia mais os processos sintáticos (relativos ao uso de regras) que semânticos (relativos à interpretação dos significados negociados ou instituídos em aula). Também houve variações no modo da professora tratar os erros em aula. Além disso, o estudo apontou para a necessidade de olhar o erro não como algo ruim ou negativo, mas como conseqüência de uma tentativa de compreensão e significação e que, por ISSO, precisa ser tratado/explorado pedagogicamente pelo professor

Abstract: The objective of this study is to investigate and analyse the way teachers deal with/face error and difficulties situations inside the classroom. These situations ¿ both teacher' s and students' - arise on the process of teaching and learning of elementary algebra. The question that orients this investigation is the following: How the Teacher deal with/face errors and difficulties that arise in classroom situations involving algebrical activities ? ln order to answer the above question the classes of two 7'Sh grade teachers in the city of Campinas have been observed. The classes have been registered on a field diary and some of them have been recorded and transcribed. Chapter l describes the practice and ideas of the teachers that took part on this case study. After this, Chapter II analyses the various ways of dealing with errors by means of a number of episodes. Finally, Chapter III features a special episode in which the error is seen under a meaning-production theoretical perspective. Among other results, this study has shown the existence of three sources for the ongm of the errors on the classroom: students' errors, teacher's errors and didactic material' s errors. It has also shown that the errors that students do are a consequence of a school practice that favours much more the sintatic processes (relative to the use of rules) instead of the semantic ones (relative to the interpretation of the meanings negociated or instituted on class). There has been, however, variations on the teacher's way to deal with errors on class. Furthermore, the study has pointed towards the need of seeing the error not as a bad or negative thing, but instead as a consequence of a comprehension and signification try and hence has to be dealed with/explored in a pedagogic fashion by the teacher
Subject: Erro
Ambiente de sala de aula
Álgebra - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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