Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253345
Type: TESE
Title: Ensino-aprendizagem teorico-pratico da disciplina adminstração em enfermagem pelo "Metodo de projetos"
Author: Madeira, Creusa Guimarães, 1946-
Advisor: França, Carlos Alberto Vidal, 1945-
Abstract: Resumo: Este estudo procura mostrar de forma sucinta, a contextualização histórico administrativa da enfermagem no Brasil e na UNICAMP, bem como abordar o seu currículo de graduação e mais especificamente o ensino teórico da disciplina de administração aplicada a enfermagem e seu estágio supervisionado, que teve como suporte didático o Método de Projetos e para melhor compreensão da dinâmica ensino-aprendizagem fez-se uma análise dos relatórios finais de pesquisa, relativos aos Projetos. A trajetória metodológica desenvolveu-se em três etapas distintas e concomitantes, a saber: levantamento retrospectivo-documental; analise dos relatórios de pesquisa elaborados a partir da utilização do Método de Projetos; análise de entrevistas semi-estruturadas, aplicadas a enfermeiras graduadas pela UNICAMP feita através da metodologia de Análise de Conteúdo de LAURENCE BARDIN (1977). A partir dos depoimentos de ex-alunas, formadas no período de 1981 a 1995, foram levantadas as categorias: conteúdo teórico, estratégia de ensino, avaliação de aprendizagem, aplicabilidade prática, carga horária, campo de estágio, supervisão docente, qualidade do estágio, trabalho descritivo e relatório de pesquisa, que foram subdividas em percepções favoráveis e desfavoráveis, além das sugestões dadas. Na avaliação do processo ensino-aprendizagem foi possível detectar alguns aspectos que devem ser melhorados com relação ao conteúdo teórico, estratégias de ensino, campo de estágio, segundo o que as depoentes revelaram de suas vivências, impressões mais marcantes, suas críticas e propostas de mudanças curriculares, deixando evidente a importância da continuidade de aplicação do Método de Projetos

Abstract: The present study furnishes a brief history of nursi_ in Brazil in generat and at the State University of Campinas (UNICAMP) in particular, focussing on administrative aspects and the undergraduate curriculum, especially the theoretical instruction provided in the course of nursing administration and the simultaneous supervised internship, which for the past ten years has utilized the project methodology. In an attempt to provide a better understanding of the dynamics of teaching and learning, the final reports submitted during the ten years in which research has been required were analyzed. The research involved tR_ee disti!lct yet simultaneous phases: a survey of the documents available relating to the history of nursing, an analysis of research reports elaborated for the internship, and an anatyst_ of semi-structured interviews conducted with nurses who have graduated from UNICAMP, using the Content Analysrs of LAURENCE BARDIN (1977). The testimony of students graduating between 1981-1995 revealed the following categories: theoretical content, instructional strategy, evaluation, practical application, time investment, location of internship, academic supervision, quality of internship, descriptive- final reports, and final research reports. For each of these categories, responses were separated into favorable and unfavorable reports, with specific suggestions of the students interviewed also considered. For the evaluation of the teaching-Iearning process the reports of the experience of the individuais interviewed suggested that certain aspects of the theoretical content, teaching strategy, and location of internship should be improved, whereas criticisms and proposals for specific curricular changes emphasized the importance of continuing the use of project methodology
Subject: Ensino - Aprendizagem
Serviços de enfermagem - Administração
Educação - Métodos de ensino
Ensino superior
Avaliação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Madeira_CreusaGuimaraes_M.pdf11.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.