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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Maria Elizabete Sampaio Prado Xavierpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent126f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleA formação feminina na sociedade brasileira do seculo XIX : um exame de modelos veiculados pela literatura de ficçãopt_BR
dc.contributor.authorLopes, Silvana Fernandespt_BR
dc.contributor.advisorXavier, Maria Elizabete Sampaio Prado, 1948-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação feminina - Brasil - Imperio, 1822-1889pt_BR
dc.subjectEducação na literatura - Imperio, 1822-1889pt_BR
dc.subjectMulheres na literatura - Imperio, 1822-1889pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho procurou desvendar aspectos e características da concepção e da educação da mulher na sociedade brasileira no século XIX. Nosso estudo delimitou-se às últimas décadas do Império pois é nesse período que começam a ocorrer mudanças estruturais, que apontam para a modernização da sociedade brasileira. Novos valores ligados ao mercado passam a conviver com os valores mais tradicionais, em uma fase de avanço do capitalismo no país. Isso permite que apreendamos, a um só tempo, os antigos valores e costumes de uma sociedade do tipo "patriarcal", e aqueles que representariam, ainda que de forma limitada, a sua superação "moderna". Nesse mesmo período, no âmbito mais específico da História da Educação, a instituição escola começa a se organizar, desenvolvendo um perfil básico, elitista e dualista, que manteria pelo século XX. A partir da análise de alguns romances expressivos no século XIX, procuramos demonstrar que a literatura é fonte reveladora de concepções sociais predominantes sobre a mulher e que, ao mesmo tempo, desempenhava papel "pedagógico", entre as elites instruídas, como difusora de um modelo femininopt
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Silvana Fernandes. A formação feminina na sociedade brasileira do seculo XIX: um exame de modelos veiculados pela literatura de ficção. 1997. 126f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253342>. Acesso em: 23 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineFilosofia e História da Educaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.date.defense1997-08-26T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-23T03:38:33Z-
dc.date.accessioned2018-07-23T03:38:33Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-23T03:38:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lopes_SilvanaFernandes_M.pdf: 8086573 bytes, checksum: 4a873e194bb1ae0e0471063d83456f7f (MD5) Previous issue date: 1997en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253342-
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