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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores
Author: Carvalho, Olgamir Francisco de
Advisor: Collar, Cecilia Azevedo Lima
Abstract: Resumo: Este estudo buscou identificar, na perspectiva dos trabalhadores, os elementos fundamentais para uma política de educação profissional para o Brasil neste final de século, no âmbito da educação formal, em especial, no nível médio do ensino.Tais elementos, constituem o núcleo consensual das propostas das entidades de trabalhadores e foi aqui denominado de educação do trabalho. educação do trabalho é parte integrante de um projeto social contra-hegemônico e, se contrapõe, a aqui denominada educação do capital. Essa compreensão é possibilitada porque o trabalhador é visto neste estudo sob uma dupla perspectiva: de classe e das entidades que os representam e o seu protagonismo é defendido no processo de construção e implementação da política educativa, aí inserida, a educação profissional, como forma de disputar ética e politicamente, a sua direção. As análises empreendidas nesse estudo, tiveram como referência as transformações atuais no mundo do trabalho e as demandas educativas resultantes desse processo, tendo assim, como fio condutor, as contradições que medeiam as relações sociais no capitalismo contemporâneo. Ancorado nas contribuições da economia política, da sociologia do trabalho e da educação histórico-crítica, este estudo procurou resgatar as positividades e negatividades engendradas nesse processo, delineando-se a possibilidade da construção de uma política de educação profissional, comprometida com a transformação social. A contribuição desse estudo, se traduz assim, no esforço de interpretação das propostas das diferentes entidades, consolidando-as, na perspectiva da educação do trabalho

Abstract: The purpose of this study is to identify, from the workers¿ perspective, the fundamental elements for a professional education policy for Brazil at the and of this century, in the context of formal education, especially at the secondary school level.These elements constitute the consensual nucleus of the proposals of workers¿ entities and is here named work education.The worker is seen in this astudy from a double perspective: from the class and from the entities that represent them, and his leading role is defined in the process of construction and implementation of na educational policy, hereby inserted, professional education as a form of disputing ethically and politically its direction. The analyses undertaken in this study have as a reference the actual changes in the workers¿s world and the educational demands resulting from this process such as the contradictions which mediate social relations in modern capitalism. Supported by the constribuitions of economic policy, the sociology of worl and critical-historical education, this study seeks to redeem the positive and negative aspects of this process, delinating the possibility of the construction of a professional education policy committed to social change. The contribution of this study, as seen in this way, in na effort to interpret the proposals of the different entities, consolidating them into a work education perspective
Subject: Trabalhadores e educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1999
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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