Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253329
Type: TESE
Title: A geometria da 1a serie do 1o grau : um trabalho na perspectiva de Van Hiele
Author: Lujan, Maria Lucia S
Advisor: Fini, Lucila Diehl Tolaine, 1945-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa teve como fundamento o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele e apoiou-se na Psicologia Genética de Piaget. Foram investigadas algumas atividades geométricas em alunos em início de escolarização. Utilizou-se, para isso, materiais não industrializados e confeccionados especialmente para este trabalho. Foram sujeitos desta pesquisa 44 crianças da 12 série do 1 Q grau de uma escola da rede oficial do Estado de São Paulo, que constituíram o grupo experimental e o grupo de controle. Esses sujeitos foram submetidos ao pré-teste, intervenção pedagógica e pós-teste. Os resultados indicaram que os sujeitos do grupo experimental, e que foram submetidos a um trabalho de intervenção pedagógica, apresentaram um desempenho significativamente melhor no pós-teste que o grupo de controle que não participou do trabalho de intervenção pedagógica. A pesquisa mostrou, também, que alunos de 1º série, podem adquirir conceitos geométricos, como os estudados nesta pesquisa, se a proposta de trabalho pedagógico for condizente ao nível cognitivo dos educandos

Abstract: This research had as basis the geometric thought development model of van Hiele and was assisted by the Piaget's genetic psychology. A few geometrical activities of students in the elementary school were investigated. For this purpose non-industrialized materials were used and made specially for this work. For this research 44 children first graders (elementary school) from an official school of the São Paulo State formed the experimental and the control groups. Those students were submitted to an initial test, pedagogical intervention and a post test. The results indicated that the students from the experimental group, who were submitted to pedagogical intervention, presented a significantly better performance in the post test than the control group, who did not participate of the pedagogical intervention. This research has also shown that students of the first grade of the elementary school can acquire geometrical concepts, as those used in this work, only if the proposed pedagogical work was adequate for their cognitive level
Subject: Hiele, Pierre M. van
Geometria - Estudo e ensino (Primeiro grau)
Educação matemática
Psicologia educacional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lujan_MariaLuciaS_M.pdf9.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.