Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253324
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Um estudo das tendencias em teses e dissertações brasileiras sobre o laboratorio didatico de fisica
Author: Alvarenga, Rodrigo Gontijo de
Advisor: Silva, Dirceu da, 1957-
Silva, Dirceu da
Abstract: Resumo: Nesta pesquisa, analisamos trabalhos acadêmicos sobre o laboratório didático de Física. Mais especificamente, investigamos a possibilidade de existir algum tipo de tendência ao longo do tempo em dissertações e teses defendidas no Brasil, nas últimas três décadas, que de uma forma ou de outra, abordam o tema laboratório didático de Física. Para isso, tomamos uma amostra composta por 17 trabalhos: 15 dissertações e 2 teses que abordavam esta temática. Estes trabalhos foram analisados qualitativamente buscando identificar as seguintes categorias: Objetivo da pesquisa; Metodologia de pesquisa; Nível de ensino e Conclusões. Tal análise mostrou haver entre os autores a busca por novas metodologias de ensino de laboratório, bem como a comparação com as já existentes, como uma proposta de solução para os problemas de ensino e aprendizagem de Física. Observamos ainda uma forte queda no número desses trabalhos a partir da década de noventa. Tal fato é explicado a partir do advento do paradigma construtivista que coloca o laboratório didático de Física como um recurso coerentemente integrado no processo de ensino e aprendizagem

Abstract: This research focuses on the analysis of academic papers on physics didactic laboratories, more specifically; we have looked into the possibility of the existence of some kind of tendency throughout the time on essays and theses presented in Brazil in the last decades, which in a way or another, focus the subject of physics didactic laboratory. To do so, we considered a sample of 17 papers: 15 essays and 2 theses that focused this subject. These works were qualitatively analyzed in search of an identification of the following categories: Research/Objective Issue; Research Methodology; Teaching Level and Conclusion. This analysis has showed there are a search for new teaching methodologies on laboratories among these authors and also a searching on comparisons among the existent ones as a solution for the problems of physics teaching and learning. We also noticed a strong decline on the number of papers dated back to the 1990's. This is due to the advent of constructivism paradigm, which places physics didactic laboratories as a coherent integrated source on learning teaching process
Subject: Laboratórios de física
Didática
Física - Estudo e ensino
Trabalho
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ALVARENGA, Rodrigo Gontijo de. Um estudo das tendencias em teses e dissertações brasileiras sobre o laboratorio didatico de fisica. 2005. 181 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253324>. Acesso em: 4 ago. 2018.
Date Issue: 2005
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Alvarenga_RodrigoGontijode_M.pdf7.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.