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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Formação do trabalhador e ensino profissional : a Escola Profissional Masculina de Rio Claro
Author: Gonçalves, Paulo Celso Costa
Advisor: Rosa, Maria Inês, 1948-
Abstract: Resumo: A formação profissional, no modo de produção capitalista, ocorre de forma organizada e institucionalizada em estabelecimentos denominados escolas profissionais. Estas, inicialmente escolas de artes e ofícios, organizadas como ¿oficinas-escolas¿, nas quais a aprendizagem se dava juntamente com a produção, transformam-se em escolas técnicas, e nestas a aprendizagem ocorre completamente separada do espaço da produção. Para tanto, a escola profissional passa por um processo de racionalização de seu funcionamento. Através de regulamentação organiza-se um sistema de ensino profissional em níveis hierarquizadas, adota-se uma metodologia de ensino que visa a rápida qualificação do trabalhador e abre-se espaço no currículo das escolas profissionais para as disciplinas de formação geral com o objetivo de disciplinar a própria formação profissional enquadrando-a nos padrões dos sistemas escolares. A Escola Profissional Masculina de Rio Claro, que iniciou as suas atividades em 1920, teve a sua trajetória marcada pelo processo de mudança de configuração do ensino profissional que ocorreu no sentido de fazer com que deixasse de ter como horizonte a escola de artes e ofícios para assumir uma configuração de escola técnica

Abstract: In the capitalist ways of production the constitution of professional workmanship is carried out by organized institutions which are named professional schools. Inicially these schools were organized in a pattern of art and craft workshop-schools where learning and production were wholly interconnected, but afterwards they have changed into technical schools where learning occurred totally disconnected from the production space. On this process professional schools have rationalized their system of functioning: by means of regulation a professional teaching system is organized upon hierarchy levels; a teaching methodology is adopted aiming at speeding the process of workers qualification and an inclusion of general subject matters in the curriculum is carried out in order to fit professional teaching into the regular school system patterns. The professional school for boys in Rio Claro, which began its activities in 1920, presents the features of this re-configuration process which changed that art and craft workschool into the one of a technical school
Subject: Trabalho
Educação
Ensino profissional - Rio Claro (SP)
Ensino tecnico - Rio Claro (SP)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2001
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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