Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253284
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Desenho e jogo simbolico : uma relação possivel
Author: Montanini, Lia Aparecida Gomes da Silva
Advisor: Brenelli, Rosely Palermo, 1949-
Abstract: Resumo: o propósito do presente estudo foi o de verificar as relações existentes entre a evolução das formas de símbolo lúdico e a evolução do desenho em crianças de idade pré-escolar. Para comparar tais evoluções em diferentes idades, 20 sujeitos entre 3 e 7 anos foram submetidos a uma sessão de 40 minutos, em média, envolvendo duas atividades: situações de brincadeira simbólica e de desenho livre. A análise qualitativa dos resultados baseou-se na evolução do jogo simbólico (segundo Piaget) e na evolução do desenho (segundo Luquet), a fim de verificar em que medida tais condutas representativas evoluem, se complementam e se interrelacionam. Os resultados encontrados demonstraram nítida relação entre estas duas atividades. Dos vinte sujeitos estudados, seis apresentaram, no desenho, as classificações: realismo fortuito e falhado. No jogo, estes sujeitos apresentaram os tipos de símbolo lúdico da fase I. Os catorze sujeitos que se encontraram na fase 11, no jogo simbólico, estão no auge do desenho infantil, segundo Luquet (1927/1969), realismo intelectual. Sendo as condutas representativas daquelas que possibilitam à criança expressar-se e comunicar-se com o mundo, suprindo suas necessidades, este estudo contribuiu para a compreensão da evolução representativa da criança, ressaltando a importância do jogo e do desenho na educação infantil

Abstract: The purpose of this work was to verify the relationship between the evolution of ludic symbol form and the draw evolution in children (between 3 and 7 years old). To compare these evolutions in different ages, 20 children were observed in a section time of 40 minutes, involving two activities: simbolic playing situations and free draw. The qualitative analysis of the results was based in simbolic game evolution (Piaget) and draw evolution (Luquet), in order to verify in what measure the representative behavior evolute; complete and relate themselves. The results show us a clear relationship between these two activities. From the 20 children observed, 6 presented the classification (in draw): fortuit realism and falhad realism. In game, these children presented kinds of ludic symbol of the phase I. The 14 ones that were in phase 11 in games, were at the top of childhood draw (Luquet 1927/1969) in intellectual realism. Being the representative behavior the ones wich will provide to children comunicate and express with the world suppling their needs, this work contributes to the comprehension of the representative evolution in children emphasizing the games and draw importance on childhood education
Subject: Piaget, Jean, 1896-1980
Desenho infantil
Jogos (Psicologia)
Psicologia educacional
Educação pré-escolar
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MONTANINI, Lia Aparecida Gomes da Silva. Desenho e jogo simbolico: uma relação possivel. 1997. 171f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253284>. Acesso em: 22 jul. 2018.
Date Issue: 1997
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Montanini_LiaAparecidaGomesdaSilva_M.pdf11.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.