Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253269
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: As vozes das professoras sobre suas formação : estudo realização com professoras do ensino fundamental de uma escola e periferia na cidade de Rio Branco (Acre)
Author: Pessoa, Valda Ines Fontenele
Advisor: Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-
Abstract: Resumo: A pesquisa foi realizada com professoras egressas de uma escola de formação inicial, modalidade Normal, que, no período da coleta do material empírico, encontravam-se realizando suas atividades docentes em uma escola pública de periferia do Ensino Fundamental. Buscando detectar pelos fragmentos do desenvolvimento pessoal, desenvolvimento profissional e organizacional, o estudo descreve, a partir das vozes das professoras, os processos de constituição pelos quais esses sujeitos da pesquisa passaram. Sustentado por uma estrutura conceitual proposta por Nóvoa (1992a, 1992b, 1995a, 1995b) e pelos dados de campo, o caminho foi construído no processo de análise, sem descuidar das opções epistemológicas e políticas da pesquisadora. No processo de análise, além de Nóvoa, mantivemos como nossos principais interlocutores Bakhtin, Moran, Zeichner, Schon, Brunet, Fontana e Freitas. Resultaram das análises algumas pistas: a opção pela profissão docente está ligada a uma multiplicidade de razões diversas e inesperadas, motivadas pelos portos de passagem de suas vidas; a formação inicial é um forte porto disseminador; a trajetória das professoras evidencia poucas oportunidades de alargar os horizontes de possibílídades

Abstract: This research was conducted on high school graduated teachers that, when empiric material was colected, were teaching in a outskirts public elementary school. Trying to detect fragments of personal, professional and organizational development, the study describes, from the teachers' speech, the constituting process through which passed the subjects of analysis. The conceptual structure, based on Nóvoa (1992a, 1992b, 19995b) and field data, sustains a path stablished in the analytical process, without disregarding the author's epistemological and political choices. Besides Nóvoa, the author maintains Bakhtin, Moran, Zeichner, Schon, Brunet, Fontana and Freitas as main interlocutors. From the analysis resulted some c1ues: teaching, as a professional choice, is linked to several and unexpected reasons, derived from the passing ports of their lives; initial formation is a strong disseminating port; the teachers' life trajectory shows scarce opportunities of enlarging the range of possibilities
Subject: Formação de professores
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1999
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pessoa_ValdaInesFontenele_M.pdf13.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.