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Type: TESE
Title: Escola cidadã do Parana : analise de seus avanços e retrocessos
Author: Martins, Rosilda Baron
Advisor: Gohn, Maria da Gloria Marcondes, 1947-
Abstract: Resumo: O objetivo desta investigação foi analisar a política educacional paranaense desenvolvida no período 1991-1994, com destaque para o projeto Construindo a Escola Cidadã. Caracterizou o espaço da escola pública, enquanto possibilidade de construção da cidadania, verificando até que ponto as políticas públicas estão articuladas ao campo da educação e quais os avanços concretos referentes à gestão educacional, no período estudado. Por meio da análise documental dos registros oficiais, do estudo das ações governamentais realizadas e da interlocução com os atores SOCIAIS envolvidos por meio de entrevistas, constatou-se que a proposta analisada não atingiu o objetivo final, embora algumas inovações tenham sido incorporadas no cotidiano escolar. A despeito de propor a reversão de relações de autoritarismo e imediatismo na política educacional, e, para tanto, acenar com uma educação de qualidade, de participação nas decisões, de formação da cidadania, evidenciou-se que o baixo investimento em educação é característico da política para o setor. O Estado proclama-se intérprete das aspirações da sociedade civil, a qual, sem poder de pressão, colabora para que a definição/implantação das políticas educacionais fiquem restritas ao aparelho do Estado. A intenção e a ação não se completam na prática concreta causando descontinuidades e a sucessão de tentativas de buscar as causas desse descompasso. No discurso, a proposta ora analisada, está fundada em princípios democráticos. A implementação/execução, porém, é marcada pela política neoliberal, onde a participação não tem o caráter democrático, mas ela é o próprio discurso para legitimar as ações. No entanto, a escola pode ser um espaço que possibilite o exercício da cidadania no seu interior ao vivenciarem-se relações sociais democráticas

Abstract: This thesis has analysed the educational policy of Paraná State from 1991 to 1994, highlighting the project named " Construindo a Escola Cidadã". It has tried to characterize the spacial range of State School concerning possibilities of forming the future adult aware of his civil rights as well as checking out the articulation of public policy with education and progress attained in telation to educational affairs during this period. Through the analysis of official records and governmental actions performed and from interview with social actors involved we concluded that the project did not reach the proposed objective, although some innovation in he everyday school practice has been observed. Even though the educational policy sims to change the relation of authoritarism and immediatness in educational policy, apparently displaying educational of good quality, of participation in decisions, of efforts to obtain civil rights, in practice 10w investment in education was evident, wich is common usage when the subject is education. The State proclames itself the interpreter of aspirations of society and this same society, powerless, cooperates, letting the definition and implementation of the educational policy to the State.Intention and action are not linked in concrete practice and this takes to discontinuity and to new other attempts to solve the causes of this dicotomy. ln theory, the project here analysed is based on democratic principles. The implementation, however, displays a neoliberal character, i.e., participation is not democratic, it is na end in itself to legitimate the action. Nevertheless, school cam be a place which turns possible the exercise of civil rights if democratic relations are made possible
Subject: Política governamental
Escolas públicas - Organização e administração
Cidadania
Autonomia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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