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Type: TESE
Title: As missões culturais no Estado do Rio de Janeiro : jornadas educacionais entre o assistencialismo religioso e o missionarismo politico
Author: Hees, Martha Pereira Neves
Advisor: Nunes, Cesar Apareciddo, 1959-
Abstract: Resumo: s Missões Culturais, realizadas no Estado do Rio de laneiro na década de 40, foram expressões marcantes do entusiasmo pela educação. Atuando de forma ampla, com forte cunho religioso, mobilizou uma equipe especializada e multidisciplinar que pretendeu conhecer melhor os problemas dos habitantes de pequenas cidades interioranas. Sendo um movimento de penetração no interior, de caráter ílexíve1, buscou levar às comunidades rurais as luzes da cidade grande, da civilização urbana, oferecendo-lhes melhores condições de vida, de educação e de saííde. iniciativa pioneira no Estado do Rio de laneiro, numa época de transformações políticas, sociais e econômicas que exigiam a reformulação do aparelho administrativo na tentativa de solucionar os problemas estaduais, gerados pela conjuntura nacional e internacional -- era o tempo do Estado Novo e da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial -- as Missões Culturais podem ser consideradas como uma experiência pontual na política do Estado, pois permitiram ao Governo e aos administradores, baseados nos resultados obtidos através das atividades positivas realizadas, voltadas para a observação dos fatos sociais e pela consciência dos problemas da região rural, a tomada de decisões realistas que atendessem às necessidades mais imediatas da população interiorana. O presente trabalho, dividido em quatro capítulos, está assim distribuído: o primeiro apresenta uma reflexão sobre o contexto histórico, econômico, político e educacional do Brasil nos anos quarenta; o semndo uma reconstituição da história do Rio de Janeiro, da Velha Província ao período chamado amaralismo: o terceiro aborda as realizações históricas e as inspirações institucionais que motivaram as Missões Culturais e o quarto remete à leitura de fontes e documentos com ênfase nas contradições existentes em projetos públicos estaduais

Abstract: The Cultural Missions movement carried out in the state of Rio de Janeiro during the 1940¿s was a significant expression of enthusiasm for education. Working on a wide-scope basis and motivated by a strong religious belief, it mobilized a specialized and multi- disciplinary team which intended to deepen their knowledge of the problems faced by the population of small inland towns. Basically a flexible movement towards the inner country, it sought to bring the lights of large cities and urban civilization to the rural communities, oAering better living conditions, education and health. The movement was a pioneer initiative of the state of Rio de Janeiro, in a time of political, social and economic transformations requiring a thorough reform of the administrative apparatus, aiming to solve the problems generated by the national and international scenarios -- it was the time of the ¿Estado Novo¿ and Brazil had just entered World War II. The movement can be regarded as a particular political experience in the state, since it allowed public administrators to make realistic decisions based on the results obtained by positive activities conducted towards the observation of social facts and by an awareness of the actual problems faced by the rural populations, which could then have their most basic needs met. The present work is divided in four chapters: the first one presents a reflection on the historic, economic, political and educational scenarios of Brazil in the 1940¿s; the second chapter reconstitutes the history of Rio de Janeiro, of the Old Province known as ¿amaralismo¿; the third chapter describes the historic accomplishments and the institutional inspirations that motivated the Cultural Missions; and the last one refers the reader to the sources and documentation, with a special emphasis on the contradictions existing in public projects related with education
Subject: Educação - História
Educação popular
Educação rural
Comunidade e escola
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2000
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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