Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253234
Type: TESE
Title: O oralismo como metodo pedagogico : contribuição ao estudo da historia da educação do surdo no Brasil
Author: Soares, Maria Aparecida Leite
Advisor: Jannuzzi, Gilberta, 1928-
Jannuzzi, Gilberta Sampaio de Martino, 1928-
Abstract: Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a incorporação do oralismo como método pedagógico na década de 50, através das iniciativas do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, do Rio de Janeiro, consubstanciadas pela reforma estrutural sofrida por este Instituto, bem como pela extensão de sua influência para vários estados brasileiros, através do primeiro curso de formação de professores de surdos e da Campanha para a Educação do Surdo Brasileiro, duas iniciativas nascidas e implementadas pela ação de sua diretora, profº Ana Rimoli de Faria Dória. Para tanto, procurou-se verificar a gênese e desenvolvimento dos métodos de educação do deficiente auditivo, desde o surgimento dos preceptores, no século XV1, na Europa, até o surgimento do Instituto brasileiro, no inicio da segunda metade do século XIX, assim como toda a sua trajetória, desde essa época até aos anos 50 do século XX. Da análise de extenso número de fontes primárias referente aos métodos de ensino utilizado no INES, verificou-se que a preocupação fundamental do Instituto residiu, desde a sua criação, nos processos para aquisição e desenvolvimento da linguagem (quer seja oral ou gestual), em detrimento dos processos de escolarização que foram muito pouco tratados nos documentos em questão. Assim, pode-se constatar que o percurso histórico de uma das mais importantes instituições educacionais para deficientes auditivos de nosso país parece ter sofrido pequena influência da trajetória histórica da educação escolar no Brasil, confirmando que a história da educação especial da criança surda, passou, em grande parte, ao largo das discussões e transformações que envolveram a educação escolar brasileira
Subject: Educação - História
Educação especial
Surdos - Educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Soares_MariaAparecidaLeite_D.pdf13.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.