Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253226
Type: TESE
Title: Historia do curriculo da pos-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Author: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Advisor: Kawamura, Lili Katsuco, 1943-
Kawamura, Lili
Abstract: Resumo: A presente tese, que abordou a História do Currículo da Pós-Graduação em Educação da UFRJ, de 1972 até 1994, partiu de duas hipóteses, definidas a partir de conclusões tentativas formuladas por Goodson (1993), com base em estudos no campo da História do Currículo, aplicadas ao Curso aqui focalizado: (a) a consolidação da Pós-graduação em Educação da UFRJ tendeu a envolver a passagem de uma orientação inicial utilitária para uma tradição mais acadêmica; e (b) os currículos de Pósgraduação, e no caso específico os da Faculdade de Educação da UFRJ, foram em muito condicionados pelos mecanismos de financiamento definidos pelo Estado, no sentido de garantir aportes financeiros e, conseqüentemente, status para o Curso. A argumentação utilizada na análise dos documentos históricos se fundamentou na concepção de dialética de Adorno, Horkheimer e Habermas. Currículo foi conceituado como artefato social construído por um processo de negociação, concepção que integrou a visão sociológica de Currículo e o conceito de agir comunicativo de Habermas. O movimento definido na primeira hipótese concretizou-se no fato de o Currículo focalizado ter passado de uma orientação profissionalizante para uma que privilegiava a produção de conhecimento. Os perfis curriculares identificados em cada fase foram, em grande parte, produto da política de financiamento estatal da pós-graduação, o que reiterou a segunda hipótese do estudo
Subject: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidades e faculdades - Currículos
Curriculo - História
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Macedo_ElizabethFernandesde_D.pdf27.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.