Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253220
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Ouvindo Vigotsky... dialogando com crianças... : possibilidade de uma pratica pedagogica para o ensino da saude
Author: Spazziani, Maria de Lourdes
Advisor: Collares, Cecília Azevedo Lima, 1938-
Abstract: Resumo: O trabalho propôs-se a investigar as práticas pedagógicas do ensino da saúde em uma classe do ciclo básico em que a perspectiva histórico-cultural foi utilizada como instrumento de análise. A primeira parte apresentou o estudo teórico sobre a medicalização, os saberes em saúde, os pressupostos da perspectiva histórico-cultural que orientaram as questões da pesquisa. A parte empírica fundamentou-se na pesquisa etnográfica, que possibilitou focalizar e interpretar as interações entre pesquisadora, professora e alunos e revelar as dificuldades e as perspectivas dessa área temática a partir dos pressupostos apresentados por Vigotski para a formação de conceitos. Os resultados do estudo revelaram que a discussão do ensino da saúde, no que se refere à prática docente cotidiana, constitui uma promessa distante, tendo-se em vista o modo eleito para alfabetizar e a atitude da professora frente ao ensino dessa temática. As intervenções da pesquisadora, ao priorizar o diálogo com as crianças, propiciaram a explicitação do conhecimento do mundo empírico sobre temas de saúde e sua aproximação do saber sistematizado, contemplando as necessidades e interesses das crianças e revelando-se mais adequadas as novas proposições curriculares

Abstract: The goal of this work was to investigate pedagogical practice in health teaching in a basic cycle class. The instrument of analysis was based on the historic-cultural perspective. The first part of this work has presented the theoretical study about the medical way of view, knowledge about health, historic-cultural perspective bases, which direct the questions of this research. The empirical part has based on ethnographic method that has favoured the observation and interpretation ofthe interaction among researcher, teacher and students. This method has also revealed the difficulties and perspectives of this subject based on Vigotski ideas about concept formation. The results have showed that discussion about health teaching is a distant promise conceming the quotidian teaching practice, as a result of the way of teaching literacy skills and the teacher behaviour when she teaches this subject. The researcher interventions have favoured the explanation of empirical world knowledge about health and an approach to a systematised knowledge, when she prioritised the dialogue. These interventions have considered the children necessities and interests, and have showed to be in accordance with new curricular proposals
Subject: Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Educação
Saúde
Prática de ensino
Teoria do conhecimento
Ensino de primeiro grau
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1999
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Spazziani_MariadeLourdes_D.pdf13.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.