Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253209
Type: TESE
Title: Construção de um sistema de avaliação continuo em um curso de eletrodinamica de nivel medio
Author: Barros Filho, Jomar
Advisor: Silva, Dirceu da, 1957-
Silva, Dirceu da
Abstract: Resumo: Neste trabalho, proporemos um sistema de avaliação contínuo e coerentemente integrado num curso de Física de Nível Médio, baseado em alguns pressupostos construtivistas; em síntese o problema desta pesquisa repousa no fato de que a avaliação do rendimento escolar, da forma que vem sendo utilizada na maioria das escolas, não tem colaborado para gerar uma aprendizagem adequada aos seus educandos. Ao invés de dar subsídios ao professor, dizendo que tipo de ajuda ele precisa fornecer a cada aluno para que este consiga construir os seus conhecimentos, as avaliações têm servido ao controle da conduta e das atitudes dos estudantes em sala de aula. Especificamente, iremos elaborar e propor um curso de Eletrodinâmica. Este será composto por um conjunto de atividades de ensino que procurarão partir das concepções, sobre alguns fenômenos elétricos, que os alunos já possuam, questionando-os e buscando gerar neles conflitos cognitivos assim como a superação dessas concepções, através da construção de modelos explicativos mais elaborados. A cada atividade de ensino existirá, pelo menos, um instrumento de avaliação que possibilite acompanhar o desenvolvimento dos estudantes quanto à aprendizagem de habilidades que denotem conceitos, procedimentos e atitudes implícitos ao conteúdo de Eletrodinâmica. Além disso, faremos uma discussão propondo, também, uma maneira de compor a nota final dos alunos a partir da análise dos processos de ensinoaprendizagem vivenciados em sala de aula

Abstract: In this work, we will propose a continuous evaluation system and integrated in a course of Physics of high school, based on some constructivist propose. In synthesis, the problem of this research is the fact that the evaluation of the school revenue, of the it forms that comes being used in most of the schools, it has not been collaborating to generate a learning adapted to its studants. Instead of giving subsidies to the teacher, saying that type of help he needs to supply the each student, so that this gets to build its knowledge, the evaluations have been serving to the control of the conduct and of the attitudes of the students in class room. Specifically, we will elaborate and to propose a course of electrodinamic. This, it will be composed by a group of teaching activities, that they will try to leave of the conceptions, on some electric phenomenons, that the students already possess, questioning them, looking for to generate cognitive conflicts and the overcome of those conceptions through the construction of models explanatory elaborated. To each teaching activity it will exist for the minus an evaluation instrument that facilitates to accompany the students' development with relationship to the learning of abilities that they denote concepts, procedures and implicit attitudes to the content of electrodinamic. Besides, we will make a discussion proposing a way to compose the students' final media starting from the analysis of the teaching-Iearning processes in class room
Subject: Avaliação educacional
Ensino de segundo grau
Construtivismo (Educação)
Eletrodinâmica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1999
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
BarrosFilho_Jomar_M.pdf11.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.