Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253176
Type: TESE
Title: Educação para a ciencia, tecnologia e desenvolvimento social : a formação dos engenheiros mecanicos da UNICAMP
Author: Bittencourt, Mara Fatima Lazzaretti
Advisor: Bryan, Newton Antonio Paciulli, 1947-
Abstract: Resumo: O trabalho tem por objetivo verificar, a partir da reforma curricular implantada na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da UNICAMP em 1990, os alcances e limites dessa reforma na formação de profissionais requeridos para implementar as transformações do mundo do trabalho, assim como os elementos deste processo que vão ao encontro a um relevante desafio dos cursos de engenharia: um ensino centrado na responsabilidade social do engenheiro. Para alcançar tal objetivo, configuramos o contexto geral do capitalismo no final do século XX, enfatizando as recentes transformações ocorridas no processo de produção, os rumos que a Universidade e o Estado têm seguido, bem como os desafios que se colocam aos cursos de engenharia. Depreendemos de tais configurações que o ensino de Engenharia tem uma missão dupla: 1) formar profissionais com condições de conceber a ciência e a tecnologia e 2) formar cidadãos. A partir de reuniões e entrevistas efetuadas com docentes e de uma pesquisa realizada com alunos da FEM, constatamos que a reforma curricular dessa instituição está voltada à formação de profissionais flexíveis e com autonomia para os estudos, tal como demanda o mundo do trabalho. Uma outra pesquisa de campo, realizada com um grupo de ex-alunos dessa instituição, permitiu caracterizar a realidade profissional dos engenheiros mecânicos formados na UNICAMP e verificar que estes assumem funções e exercem atividades relevantes do ponto de vista da inovação tecnológica. As informações coletadas junto a docentes e alunos permitiram, entretanto, a constatação que a reforma curricular apresenta limites no que diz respeito às disciplinas de humanidades, que deveriam contribuir para a formação social do engenheiro. As percepções dos ex-alunos sobre a relevância de tais disciplinas no currículo dos cursos de engenharia revelam uma visão restrita destas disciplinas, fortemente relacionada com os requisitos demandados pelo meio empresarial

Abstract: The objective of this work is to verify, starting ttom the reform of the curriculum implanted at Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) at UNICAMP in 1990, the reaches and limits of this reform in the professionals' formation. This reform was evaluated as necessary to the engineering students, in order for them to implement transformations in the universe of their work, as well as to give the elements to this reform, as necessary to meet a very relevant challenge ofthe engineering's courses: a teaching centered in the engineer's social responsibility. To reach such objective, we configured the general context of the capitalism at the end of the 20th Century, emphasizing the recent transformations observed in the production process; the directions that the University and the State took, as well as the challenges that are presented to the engineering courses. We inferred that the engineering teaching has a double mission: 1) to form professionals to conceive science and technology and, 2) to form citizens. Starting ttom meetings and interviews with teachers, and ttom a research conducted with FEM's students, we verified that the curriculum's reform were directed towards the formation of flexible professionals, with autonomy for studies, as demanded by today's world of the work. Another research, accomplished with a group of former-students of the institution, allowed us to characterize UNICAMP's mechanical engineers' professional reality, and to verify that they successfully assume functions and relevant activities ITom the point of view of technological innovation. The information collected ITom faculty and students allowed us, however, to verify that presents limitations with respect to the disciplines in humanities, which are expected to be the disciplines that should contribute to the engineer's social formation. The alumni's perceptions about the relevance of such disciplines, within the curriculum's structure in the engineering courses, reveal a restricted vision of the humanities' disciplines, strongly related with the requirements demanded by the business world
Subject: Universidades e faculdades - Currículos
Educação
Trabalho
Avaliação
Currículos
Engenharia - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2003
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bittencourt_MaraFatimaLazzaretti_D.pdf12.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.