Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253173
Type: TESE
Title: Oba, hoje tem geografia! : o espaço redimensionado da formação-ação
Author: Gebran, Raimunda Abou
Advisor: Lutfi, Mansur, 1945-
Abstract: Resumo: Nosso trabalho refere-se a uma pesquisa-ação desenvolvida juntamente com professores de 1ª à 4ª série do 1° grau em uma escola da rede pública, especificamente, da Delegacia de Ensino de Assis. Os objetivos centraram-se na elaboração, implementação e avaliação de uma proposta de trabalho para o ensino de Geografia nas referidas séries, que se encaminhasse na perspectiva de considerar a Geografia como disciplina que investiga e pesquisa o espaço, buscando suas múltiplas relações, suas contradições e concebendo-o em contínua transformação, dada pelo próprio movimento da sociedade. Nesse sentido, propusemos a redimensão da ação pedagógica no cotidiano da sala de aula, considerando o aluno, em formação, como sujeito que, inserido num contexto espacial e histórico, necessita desvelar esse espaço, analisá-lo, compreendê-lo e sentir-se capaz de agir no sentido da sua transformação. Para que esse trabalho se efetivasse foi preciso adentrar o espaço escolar e conhecer a escola, os professores e os alunos e ousar uma proposta que representasse o rompimento com o que vinha sendo trabalhado. O projeto se desenvolveu com extraordinário envolvimento dos professores e dos alunos e os resultados foram se materializando durante o processo através de suas manifestações e, principalmente, de suas produções (textos individuais e coletivos, representações, desenhos, pesquisas, entrevistas, estudos de meio, poesias, músicas, etc.) que constituíram a concretização do processo de mudança, ou seja, de uma ação redimensionada. As resistências, os avanços, os recuos, as dúvidas, as seguranças e inseguranças se apresentavam em todos os momentos diante da ruptura. Contudo, esse mesmo processo indicava o caminhar e, cada vez mais, nós e os professores envolvidos acreditávamos nessa ação redimensionada

Abstract: This project refers Elementary school with teachers district of Assis. The objectives focus the development and evaluation of a proposal of teaching Geography aiming the perspective to consider "Geography" as a subject that investigates and research the space, truing to find several relations and contradictions, and seeing it in a continuous transformation, based on the movement ofthe society. In this way, we proposed the redimension ofthe pedagogic action in the classroom daily, considering the student as a person that is inserted in a historical and spatial context, needs to disclose this space, analyse it, understand it and feel capable to act objecting its transformation. To make this project possible we had to get into the school to know it, to talk with teachers and students, to show and explain aour proposal that represented the breaking off their action so far. Teachers and students embraced this project and the results were appearing during the process by their manifestations, mainly by the production of texts, poems, musics, etc... - that rendered concrete the change process, the redimensioned action. Facing the rupture the resistances, the advances, the back moves, the doubts, security and insecurities appeared alI the time. But each time, this same process showed us teachers envolved in this redimensioned action tis development
Subject: Geografia (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Aprendizagem
Professores - Formação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1996
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Gebran_RaimundaAbou_D.pdf7.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.