Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253145
Type: TESE
Title: Impacto do programa de capacitação no ambiente virtual : estudo de caso de uma rede de professores
Author: Antonio, Liliane de Queiroz
Advisor: Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
Abstract: Resumo: No presente trabalho foi analisado o impacto que um ambiente virtual interativo venha a ter sobre um grupo de professores, por meio de suas manifestações de comunicação e de interatividade bem como a cooperação e a colaboração que um ambiente virtual interativo apresentado como um ferramental pedagógico nas capacitações de professores. O ambiente virtual interativo foi disponibilizado aos assistentes técnicos pedagógicos e aos supervisores de Ensino da Rede Estadual de Educação de São Paulo. Seu eixo central foi o conteúdo de Ensino Religioso que, enquanto necessidade de capacitação para os professores, pode ser discutido e criticado. Foram sugeridas também ações e citações pedagógicas, de forma a realizar a teoria e a prática, a fim de que os alunos de sétimas e oitavas séries do Ensino Fundamental pudessem desenvolver o conceito de Ensino Religioso de maneira pedagógica, sendo construída pelos professores multiplicadores, havendo, assim, uma maior proximidade deles com a sua realidade

Abstract: In current research it was analyzed the impact of a virtual interactive environment over a selected group of professors taking it account not only their behavior of communication and interactivity but also the cooperation and collaboration that the proposed virtual interactive environment would have as a pedagogical tool . The virtual interactive environment was made available to the pedagogical technical assistants and to the teaching supervisors of the State Education Agencies of São Paulo. Its main subject was based on religious teaching that could be used for both professors training and debating. Furthermore, it was suggested pedagogical activities in order to join theory and practice directed to students of 7th and 8th grades. It was expected that this students would develop religious concepts in a pedagogical point of view supported by professors that could assure a closed connection to the reality
Subject: Tecnologia educacional
Gestão do conhecimento
Classificação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Antonio_LilianedeQueiroz_D.pdf310.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.