Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253143
Type: TESE
Title: Dilemas da escola renovada
Author: Cupertino, Maria Amelia Marcondes
Advisor: Romano, Roberto, 1946-
Silva, Roberto Romano da, 1946-
Abstract: Resumo: Esta é uma análise comparativa entre duas escolas renovadas da década de 50: o Colégio de Aplicação de São Paulo e o Ginásio Vocacional "Oswaldo Aranha". Baseando-me em entrevistas realizadas com professores e alunos, examino o exercício de uma nova forma de autoridade que efetiva através do método pedag6gico e da interiorização de normas. Ao mesmo tempo, minha atenção recai sobre as fissuras existentes entre o modelo e sua manifestação específica e diária em cada uma das escolas. Assim, a partir de sistemas de ensino bastante pr6ximos, a prática acaba por configurar tendências bem distintas. No centro das diferenças estão o papel da ação e do pensamento no processo de aprendizagem e a delimitação dos espaços do indivíduo e do grupo

Abstract: Not informed
Subject: Sociologia educacional - Brasil
Escolas - Brasil - História
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1990
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cupertino_MariaAmeliaMarcondes_M.pdf12.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.