Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253130
Type: TESE
Title: A professora e os usos de si : entre o trabalho prescrito e o trabalho real na sala de aula
Author: Prezotto, Marissol
Advisor: Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Pinto, Ana Lucia Guedes
Abstract: Resumo: Através da narrativa de meu percurso de trabalho como professora das séries iniciais de uma escola do município de Campinas durante o ano letivo de 2001, procurei focar o processo de ensino-aprendizagem que foi se desenvolvendo nas aulas, mediado pelo uso do material apostilado e pelo desenvolvimento de um projeto paralelo que segui com meus alunos. Tomando como referência a teoria ergológica assumida por Schwartz, através do registro do cotidiano das práticas vivenciadas com meus alunos, procurei nesta pesquisa mapear os indícios que podem revelar o movimento existente entre o "trabalho prescrito" e o "trabalho real". Acredito também que este relato traz também pistas que mostram os "usos de si por si" da professora em meio às relações de ensino. Em confronto com o trabalho prescrito, assim representado pela adoção da escola pelo o uso de materiais apostilados para todas as disciplinas, este estudo buscou mostrar como o projeto paralelo, desenvolvido através de propostas de trabalho com a literatura infantil junto às crianças, possibilitou emergirem os "usos de si por si" da profissional professora em sua prática pedagógica

Abstract: Through the narrative of my passage of work as teacher of the initial series of a school of the city of Campinas during the school year of 2001, I looked for to focar the process of teach-learning that was if developing in the lessons, mediated for the use of the emended material and for the development of a parallel project that followed with my pupils. Taking as reference the ergológica theory assumed by Schwartz, through the register of the daily one of the practical ones lived deeply with my pupils, I looked for in this research to mapear the indications that can disclose the existing movement between prescribed work and real work. I also believe that this story also brings tracks that show the of itself of the teacher in way to the education relations. In confrontation with the prescribed work, thus represented for the adoption of the school for the o use of materials emended for all you discipline them, this study searched to show as the parallel project, developed through proposals of work with together infantile literature the children, made possible to emerge the of itself of the professional teacher in pedagogical practical its
Subject: Professores - Formação
Professores e alunos
Prática de ensino
Literatura infantojuvenil - Estudo e ensino
Projetos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2003
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Prezotto_Marissol_M.pdf4.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.